Foi todo um lote de smartphones Nokia 7 Plus. No seguimento do caso previamente exposto no Pplware, a empresa HMD Global já veio a público e confirmou o sucedido. Entretanto, o governo finlandês, após a primeira denúncia ter sido feita por uma cadeia de televisão norueguesa, também lançou uma investigação.
Algo que acaba agora de ser confirmado pela própria HMD Global, a nova e atual casa dos smartphones Nokia.
Antes de mais, foi exposta a recolha de dados e informações sensíveis através de smartphones Nokia 7 Pus na Europa. Detalhes que, em seguida, eram enviados para um servidor na China. Por sua vez, este (servidor), pertence à China Telecom, a agência estatal chinesa de telecomunicações, sendo a maior nesse país.
Da Europa para a China, através dos Smartphones Nokia
Entre o portfólio de dados enviados versavam não só o IMEI, dados do SIM, bem como a localização em tempo real dos smartphones Nokia 7 Plus. Algo que motivou uma nova onda de receio, bem no coração da Europa e que já abalou os alicerces da HMD Global. Aliás, a empresa não negou o caso, bem pelo contrário.
Com efeito, confrontada com a situação, a HMD Global clarificou a situação em comunicado à AndroidAuthority. Em seguida, pode inteirar-se da sua transcrição:
Nós (HMD Global) analisámos o caso que nos foi colocado e descobrirmos que o nosso programa de ativação (client) concebido para outro país, estava por lapso, incluído no software de sistema de um só lote do Nokia 7 Plus. Devido a este erro, vários telefones Nokia estavam a tentar enviar informações de ativação do dispositivo para um servidor de terceiros.
Assim sendo, a HMD Global reconhece o sucedido, ainda que a escolha de palavras “tentar enviar”, possa ter uma interpretação menos positiva. Afinal de contas, os dados terão saído dos smartphones Nokia 7 Plus, faltando provar que foram armazenados no servidor chinês.
Em causa está um lote do Nokia 7 Plus
Além disso, a HMD Global garante que nenhuma informação que possa identificar um indivíduo ou utilizador específico foi enviada para a China. Contudo, estas declarações acabam por contrapor o caso exposto pela cadeia televisiva norueguesa, NRK. Mais concretamente, a localização em tempo real no Nokia 7 Plus. Algo que a HMD Global garante já ter sido resolvido no início deste ano.
Este erro (envio da localização em tempo real), foi resolvido em fevereiro de 2019. Para tal, corrigimos a localização (client) para a variante em questão. Todos os dispositivos afetados (smartphones Nokia 7 Plus) já receberam esta correção. Entretanto, já quase todas as unidades instalaram com sucesso a correção enviada.
Mais uma vez, a HMD Global reconhece o sucedido. Além disso, classifica esta recolha de dados como pragmática e habitual para efeitos de ativação do dispositivo e registo para garantia. Um procedimento obrigatório em certos mercados como o chinês.
A HMD Global garante que já corrigiu o lapso
Infelizmente, a empresa não clarificou qual o lote exato de telefones Nokia 7 Plus afetado. Assim sendo, temos que confiar na sua palavra. Isto pelo menos até que o governo finlandês partilhe as conclusões da sua investigação. Até lá, o Pplware acompanhará os desenvolvimentos deste caso.
Por fim, pode inteirar-se do caso e todos os seus detalhes na nossa cobertura inicial, em seguida.