Pplware

Smartphones não precisam mais de 4GB de RAM, afirma a Huawei

Os últimos anos têm mostrado que os fabricantes de smartphones estão a apostar no reforço do hardware, dotando-os de cada vez mais memória e processadores mais potentes.

A maioria concorda com esta política, apesar de nem sempre se mostrar realmente útil. A Huawei veio agora dar a sua opinião e mostrar que os smartphones não precisam de mais de 4GB de RAM.

Foi o responsável pela linha P da Huawei, Lao Shi, que veio a público mostrar a opinião da empresa, revelando que o limite de 4GB de RAM nos smartphones é suficiente nos dias de hoje.

Segundo este responsável da marca chinesa, a presença de 6GB de RAM num equipamento é apenas um conforto que é dado aos utilizadores e que, na quase totalidade dos casos, esta quantidade de memória não é usada.

Para chegar a esta conclusão Lao Shi baseou-se em testes realizados pela Huawei com o seu processador Kirin 960 e que mostraram que a combinação de 4GB de RAM e 128GB de memória tiveram melhores performances que smartphones com 6GB de RAM, em testes de longa duração.

Este responsável da Huawei acrescentou ainda que a experiência de utilização não depende da quantidade de RAM disponível, mas está diretamente relacionada com a qualidade do software e, ainda mais importante, da otimização que este tem.

A título de exemplo foi referido o iOS que, com menos RAM que os concorrentes, consegue ter uma melhor performance. Lao Shi referiu que este aumento desenfreado de RAM serve apenas para sustentar o aumento do preço dos equipamentos.

Apesar de contraditória, esta é uma posição que a Huawei parece tomar de forma firme. Já em 2015 tinha-se mostrado contra os ecrãs 4K nos smartphones e apenas agora, graças ao VR, é que começa a ponderar usá-los. Vamos a ver quanto tempo consegue a Huawei resistir a aumentar a memória dos seus smartphones.

Concordam com a opinião da Huawei? 4GB de RAM são suficientes?
Leia também:
Exit mobile version