A LG Portugal preparou este artigo onde aborda a evolução dos smartphone e as características que tornam este gadget tão singular.
O artigo inclui tópicos como: Influência do consumidor na evolução dos smartphones, Principais tendências de Consumo e Inovação do mercado dos smartphones, importância cada vez maior da experiência do utilizador e visão e resposta da LG face ás tendências e desafios do mercado.
Smartphone – Um gadget singular
Os telemóveis enquanto gadgets tiveram uma curva de evolução acentuada e em pouco mais de uma década saltaram de pesadas malas para a palma da mão de milhões de pessoas em todo o mundo. Ultrapassado o obstáculo da mobilidade, as possibilidades de expansão das características e contextos de utilização dos telemóveis eram imensas e a dúvida estava apenas em perceber quais os que teriam maior receptividade e vingariam no mercado.
A evolução dos telemóveis do seu estado embrionário para smartphones foi algo natural e trouxe consigo uma novidade: o smartphone é provavelmente o primeiro gadget de sempre onde o consumidor é o responsável por ditar múltiplos caminhos a serem explorados pela Inovação.
Esta realidade tem grandes implicações para todas as partes envolvidas na produção e comercialização de smartphones. Fabricantes, programadores e operadoras móveis precisam de coordenar esforços e desenvolver estratégias integradas que respondam de forma adequada às exigentes necessidades dos consumidores.
Um dos desafios é lidar com as implicações que a execução de múltiplas tarefas nos smartphones tem na vida útil da sua bateria. Um estudo de 2012 da mobileYouth revelou que 80% dos americanos desejam smartphones como bateria de duração superior à do que usam, o que mostra o longo caminho que há percorrer.
A velocidade é outra prioridade crescente para navegar e aceder a conteúdos online nos seus smartphones, em qualquer lugar e com as mesmas velocidades com que o fazem num PC.
O crescimento do LTE dá resposta a essas expectativas e a LG Electronics (LG) sendo um dos fabricantes na linha da frente desta tecnologia, tem trabalhado no sentido de acelerar esta evolução. Mas velocidade passa também por bons processadores e performance pois contribui para maior fluidez da experiência apresentada no correr das suas aplicações preferidas.
O gráfico compara as velocidades de acesso das diferentes tecnologias de internet móvel em Mbps. Fonte: FCC, McElveen Research
Por outro lado, para serem úteis no dia-a-dia dos consumidores, as potencialidades do smartphone passam em grande parte pela sua capacidade de se ligarem ao que está à sua volta, nomeadamente, outros dispositivos. Neste campo as opções como Wifi, Bluetooth ou NFC são familiares para aqueles que possuem outros gadgets “smart”. Os smartphones LG, por exemplo, têm já capacidade para trocar informação com TVs, Home Theaters e até eletrodomésticos.
A LG está ciente das motivações e necessidades dos consumidores e desde que fez a sua entrada neste segmento tem procurado colocar a Inovação ao serviço destas. O Maximo G é o melhor exemplo desta visão. Um gadget único que conjuga os esforços de todo o grupo LG com o propósito de oferecer ao consumidor uma experiência de utilização sem limites. O Maximo G conta com uma bateria de alta densidade desenvolvida pela LG Chem, que permite uma grande capacidade de autonomia, e um ecrã True IPS HD da autoria da LG Display, com um brilho e resolução impressionantes, mas também o know-how da LG Electronics no LTE e o melhor que a marca tem em termos de funcionalidades exclusivas UX (user-experience).
E é exatamente este último ponto que irá marcar os próximos anos – a interface do utilizador. Para apresentar argumentos competitivos nesta indústria, é necessário um foco maior na qualidade da experiência do utilizador e menos no hardware.
Num mercado polarizado entre dois sistemas operativos (Android e iOS), a LG optou pela única solução viável para se diferenciar dos demais: desenvolver aplicações e funcionalidades exclusivas, como o QSlide ou QMemo, que personalizam e tornam a experiência do utilizador mais interessante e intuitiva. A melhor forma de levar as pessoas a desfrutar da tecnologia é torná-la natural e aproximá-la da forma como pensamos e agimos no dia-a-dia e os smartphones têm tudo para serem o principal veículo dessa filosofia.