Há relativamente pouco tempo abordámos aqui as burlas nos Multibancos com skimmers. Com estes aparelhos é possível fazer a clonagem de cartões. É também usada uma mini câmara para obterem o código PIN de acesso.
Antes de usar uma caixa multibanco deve verificar se a ranhura onde introduz o cartão é “normal”. Além disso, pode também usar a app Skim Plus para verificar se há skimmers a transmitir na zona.
Como funciona a clonagem de cartões usando skimmers?
A técnica é aparentemente simples e eficaz! Na ranhura onde se colocam os cartões de crédito e débito, os burlões colocam um dispositivo capaz de ler as bandas magnéticas (skimmers). É também incluída uma minicâmara para registar o código PIN introduzido.
Toda a operação é controlada à distância uma vez que o dispositivo comunica normalmente por Bluetooth ou Wi-Fi.
Skim Plus, a app para encontrar skimmers com o seu Android
Tal como a app Card Skimmer Locator, a Skim Plus para Android faz um varrimento ao nível do Bluetooth, em busca de dispositivos BLE (Bluetooth Low Energy). No entanto, tendo em conta as limitações ao nível do raio de comunicação do Bluetooth, esta app só consegue detetar possíveis skimmers num raio até 100m.
Além disso, caso seja detetado algum skimmer, este é apresentado num mapa, com outras informações. De referir também que esta app não se ligará a equipamentos como skimmers ou semelhantes.
Contudo, no caso de detetar um skimmer no Multibanco, contacte de imediato as entidades Policiais. Poderá também informar de imediato a SIBS. De acordo com o Código Penal, a contrafação de moeda (que equivale à fraude do cartão clonado) é um crime punível por lei através do artigo 262º, nº 1.