Pplware

Sincronizar Contactos do Gmail com o Nokia

Temos em mãos há algum tempo um Nokia N8. Este equipamento está em análise prolongada mas em breve iremos publicar a mesma análise. Entretanto, como é normal acontecer, eu utilizo os equipamentos para verificar a sua evolução e, dentro do segmento mobile, ter a percepção se este se coaduna com as minhas necessidades profissionais e pessoais, podendo depois dar-vos a minha opinião sustentada. Logo, é uma mais valia ter acesso a todos os sistemas operativos mobile, vamos aumentando de sobremaneira o nosso conhecimento nos vários sistemas operativos e nos vários fabricantes.

Mas, como sempre acontece, temos de sincronizar o equipamento para colocar os mais de 300 contactos (o correcto é usar o dia a dia). Lá vai o tempo de os colocar manualmente e, hoje, as funções de sincronização são uma ajuda fantástica. Como “quartel general” utilizamos o Gmail, isto porque nos últimos tempos já passaram pela nossas equipamentos com iOS, Android, Windows Phone 7, Symbian e Blackberry OS. Então agora com o Nokia N8, como fazemos para sincronizar os contactos?


Antes de mais queremos informar que não existe somente um método, existem vários. Vamos utilizar o protocolo SyncML que é pacífico e coloca a informação que temos no Gmail muito organizada na aplicação de contactos existente no Symbian^3.

Muitos utilizadores de equipamentos Nokia não utilizam este método. Preferem sincronizar com a Suite Ovi e, a partir de lá, organizar os seus contactos nos vários serviços que usufruem, incluindo o Gmail. Nós preferimos utilizar via Wireless, assim, o que alteramos no Metal Liquid com Android, ou no Nokia N8 com Symbian^3, no Bold com BlackBerry OS ou no Omnia 7 com Windows Phone 7, é automaticamente actualizado no Gmail e este actualiza, depois, o nosso centro nevrálgico, o Mobile Me que actualiza os contactos no iPhone, iPad e MacBook Pro.

Feito isto vamos mostrar os passos, por onde terá de caminhar, até ter os seus contactos sincronizados sem stress. Este método irá permitir ter sempre online, e longe de qualquer azar, os seus contactos (também o pode fazer para os seus calendários e notas pessoais). Se, porventura, perder ou for vitima dos larápios, poderá no novo telefone sincronizar a conta do Gmail e voltar a recuperar os seus contactos.

Vamos então iniciar o processo de configuração do serviço:

1. No nosso smartphone Symbian^3 vamos ao menu Definições, depois Conectividade e por fim Transf. dados.


2. Dentro do menu Transf. dados, seleccione a opção Sincronização.



3. Agora seleccione o botão Opções e depois escolha Novo perfil sincronização.


4. Uma pequena mensagem de introdução e estamos prontos a arrancar. Clique no botão Iniciar.


5. Agora que arrancamos na configuração do nosso perfil, vamos dar um nome ao perfil, eu escolhi Gmail para mais fácil o identificar.


6. Na versão do servidor deixamos a escolha na versão 1,2 e… Seguinte.


7. Bom, neste momento apenas pretendo sincronizar os contactos, então tiro a selecção dos restantes itens deixando só Contactos e… Seguinte.


8. Neste ponto temos de colocar o nome da base de dados que o Gmail utiliza. Escreva exactamente como está a ver: contacts.


9. A “Portadora de dados” será obviamente Internet.


10. Para que a ligação consiga ligar as duas extremidades, vamos colocar o endereço do servidor (atenção, coloque tal e qual) : https://m.google.com/syncml. Note-se que é https.


11. No ID do servidor coloque Google. Utilize o “G” maiúsculo.


12. Agora é-nos pedido o Nome de utilizador. Poderá utilizar a sua conta do Gmail ou, como é o meu caso, o email do Google Apps.


13. De seguida colocamos a Senha da conta configurada.


14. Voltamos a receber algumas indicações. Uma dessas indicações serve para informar que podemos alterar este perfil. Clique então no botão Sim para activar o novo perfil. Desta forma temos o nosso perfil SyncML criado e activado.


15. Voltamos à página das opções de Sincronização. Aqui podemos configurar uma sincronização automática ou manual. Clicamos no botão Opções e Sincronizar.


E pronto, temos o processo praticamente concluído. Sugiro que tenham sempre os vossos contactos devidamente preenchidos e organizados numa conta do Gmail, isso ajuda e previne uma série de situações problemáticas.


16. A aplicação será sincronizada e, em segundos, terá todos os seus contactos super organizados no Nokia N8. Se pretender pode colocar um dia e uma hora para que este backup seja realizado.


Quando estiver a sincronizar, aparecerá na barra de tarefas um ícone. Saberá que está em marcha uma tarefa agendada no Symbian. Caso pretenda pode verificar os relatórios que são produzidos, sobre esta configuração.

O ponto central é sempre a conta contactos do Gmail. Depois podemos sincronizar com qualquer sistema operativo, em segundos, sem nunca perder seja o que for.

Artigos relacionados:

Exit mobile version