Pplware

Samsung acaba de anunciar novo processador Exynos 990 e novo Modem 5G

Foi apenas há cerca de dois meses que a Samsung deu a conhecer o seu novo SoC Exynos 980. Agora, eis que chega o anúncio do novo Exynos 990, um processador de 7nm que inclui uma GPU Mali-G77 e um módulo dedicado às ligações 5G.

Segundo a marca, este processador de topo, oferecerá um desempenho gráfico superior e mais eficiência em termos de consumo de energia. Além disso, será 20% mais rápido.


Samsung Exynos 990 surge logo depois do Exynos 980, porquê?

O lançamento do Exynos 980 foi feito em setembro e agora, nem dois meses passados, eis que a marca anuncia o novo Exynos 990. O lançamento deste SoC, com uma diferença de tempo tão curta deve-se essencialmente ao 5G.

Apesar de ser um processador que promete um desempenho de topo, a nova era das comunicações exige mais. Assim, mesmo integrando 5G, não permite o suporte para o novo modem.

Assim, a Samsung vê-se com a necessidade de, ao processador, adicionar-lhe o novo Modem, também hoje apresentado, o 5G Exynos Modem 5123. Além do 5G e da GPU Mali-G77, este SoC vem equipado com tecnologia EUV de 7nm.

Outra das características deste SoC é o facto de oferecer suporte para ecrãs com uma taxa de atualização de até 120 Hz. Além disso, oferece suporte para até 6 câmaras com resolução máxima de 108 MP, como é o caso do sensor ISOCELL Bright HMX, desenvolvido pela própria marca.

O 5G Exynos Modem 5123

O 5G Exynos Modem 5123 é o novo modem 5G, também ele construído numa base de 7nm. Suporta, por sua vez, dois tipos de 5G, o sub-6GHz e mmWave. Segundo a Samsung, quando ligado à rede 5G, este Modem permite velocidades máximas de download de 5,1 Gbps em sub-6GHz e 7,35 Gbps em mmWave.

Não se sabe ainda quais os smartphones que irão ser equipados com este novo SoC, mas a produção deverá começar ainda este ano. Eventualmente, os futuros Galaxy S11 já poderão vir equipados com tal SoC.

Exit mobile version