Pplware

Afinal, a Samsung superou a OnePlus e Apple neste crucial nicho de smartphones

Os relatórios das agências de análise de mercado permitem-nos tirar valiosas ilações com base na realidade por estes retratada. Agora, temos mais uma fonte, mais um indicador da prestação da Samsung, Apple e da OnePlus em 2018.

O relatório é assinado pela Counterpoint Research, uma firma que agora analisa o mercado indiano, o 2.º maior mercado mundial de smartphones. Mais concretamente, o nicho de smartphones cujo preço de venda ao público iguala ou supera os 400 dólares. Por outras palavras, o segmento premium.


O mercado indiano assume também uma crescente importância, a par da China, o maior mercado mundial de smartphones. Ainda assim, ao contrário deste, na Índia o mercado não está a apresentar sinais de abrandamento ou saturação.

A Índia, palco de um duelo tripartido em 2018

Algo que o torna num palco irresistível para todas as principais fabricantes mundiais de dispositivos móveis. Aqui, claro, temos a Samsung, a Apple e até mesmo a jovem fabricante chinesa, a OnePlus.

Portanto, estamos aqui a considerar a venda de smartphones que custam 400 dólares ou mais, durante todo o ano de 2018. Em seguida, o relatório desta agência, divide o ano por trimestres, num total de quatro.

Em primeiro lugar, o relatório nota um forte crescimento no volume de vendas de smartphones premium. É referido um crescimento anual de 8% neste nicho de mercado, face ao volume registado durante o ano de 2017.

Em três trimestres consecutivos, a OnePlus superou a Samsung e Apple

Aprofundando a análise, temos um pico de vendas no último trimestre de 2018. Nesse período, as vendas aumentaram 16% face ao período homólogo de 2017, tendo a OnePlus sido responsável por grande parte dos smartphones vendidos.

A OnePlus foi a responsável pela maior venda de smartphones premium num só trimestre. Ademais, liderou este nicho de mercado durante três dos quatro trimestres do ano. Acabaria o último trimestre de 2018 com 36% de quota de mercado – smartphones premium.

Este valor deveu-se à elevada procura pelo seu recente topo de gama, o OnePlus 6T lançado a 5 de outubro de 2018. Aqui, a Counterpoint refere que a procura pelo 6T manteve-se durante todo o último trimestre e deverá fazer-se sentir também em 2019.

A OnePlus e Samsung cresceram no 4.º trimestre

Ainda que impressionante, a prestação da OnePlus não foi a única a aumentar os seus valores. Também os smartphones da Samsung usufruíram de uma maior procura no trimestre em análise face ao período homólogo de 2017.

Mais concretamente, a Samsung registou um crescimento de 72% no volume de vendas de smartphones. Ainda assim, a Apple acabaria por ultrapassar a rival sul-coreana, refletindo a chegada da nova geração de iPhones.

A fabricante sul-coreana encerraria este trimestre com um total de 26% de quota de mercado, ficando portanto atrás da OnePlus, mas à frente da norte-americana Apple. Esta última acabou o ano com um total de 23% de quota de mercado.

Durante o ano de 2018, a Samsung liderou o mercado

De acordo com a Counterpoint, a prestação da Samsung melhorou graças ao smartphone Samsung Galaxy A9. O seu primeiro dispositivo móvel com um total de quatro câmaras na sua traseira e um preço que compete diretamente com a OnePlus.

Apesar do forte crescimento sentido pela OnePlus, e da quebra da Apple, foi a Samsung que dominou o mercado durante o ano de 2018. Apurando o volume final de vendas de smartphones, graças a uma incrível prestação durante o primeiro trimestre de 2018, a Samsung agarrou-se ao pódio.

A vantagem da Samsung sobre a OnePlus foi escassa, é certo, com 34% de quota de mercado, contra os 33% da OnePlus. Já por sua vez, a Apple acabou o ano de 2018 com 23% do mercado anual de smartphones premium.

A Apple registou a maior queda no 4.º trimestre

Os números da Apple, ainda que positivos, registaram uma queda de 25% durante o 4.º trimestre de 2018 face ao período homólogo de 2017. Mesmo assim, a Apple conseguiu crescer entre o 3.º e 4.º trimestre de 2018, superando a Samsung.

De acordo com esta agência de análise de mercado, a prestação da Apple sofreu com a aplicação de uma taxa de 20% aos produtos importados na Índia. Assim se explica a queda de 25% (ano para ano) e o crescimento simultâneo (do 3.º para o 4.º) trimestre.

A tecnológica norte-americana não produtos os seus iPhones na Índia e, para os comercializar nesse mercado, o seu preço acaba por ser ainda mais elevado do que já é nos restantes mercados globais.

A Apple enfrentará uma concorrência mais acirrada em 2019

A Counterpoint salienta que a Apple enfrentará uma maior concorrência durante o ano de 2019. Seja devido às alternativas da Samsung, bem como às da Huawei e várias outras fabricantes chinesas, sendo a OnePlus o exemplo paradigmático.

Esta agência de análise de mercado espera que as fabricantes chinesas conquistem os consumidores com as suas inovações. Com o início da era “5G” ou os smartphones sem o notch. Sem esquecer a aplicação de novos algoritmos de inteligência artificial, bem como outros temas de relevo para o consumidor indiano.

O modelo mais vendido em 2018 foi o OnePlus 6T

Por fim, olhando para a popularidade relativa de cada smartphone, foi o OnePlus 6T que mais unidades vendeu durante o ano de 2018 na Índia. Em segundo lugar temos o seu antecessor, o OnePlus 6. Já em terceiro lugar temos a alternativa da Samsung, o seu Samsung Galaxy S9+.

Relembro que este relatório analisou, apenas, o segmento premium. O mercado de smartphones que custam 400 dólares ou mais, na Índia, durante o ano de 2018. Uma tendência que também se registou no mercado global de smartphones.

|Fonte

Para uma melhor compreensão da realidade, convido-o a ler o seguinte artigo.

Exit mobile version