Pplware

Exynos 9825 é o novo SoC de 7 nm para o Samsung Galaxy Note10

A escassas horas do início do Unpacked 2019, a tecnológica sul-coreana deu a conhecer o seu mais recente processador construído segundo a litografia de 7 nm e o processo extreme ultra-violet (EUV). Chama-se Exynos 9825 e será indubitavelmente utilizado nos novos Samsung Galaxy Note10.

Em si reúne os mais recentes avanços tecnológicos e promete todo um novo nível de desempenho!


É, portanto, o primeiro processador para smartphones a ser construído de acordo com o novo processo apresentado em outubro de 2018. Ainda assim, este novo SoC acaba por partilhar várias das bases do Exynos 9820, presente nos Galaxy S10. Contudo, o novo “motor” apresenta-se agora mais poderoso e eficiente.

O Exynos 9825 alimentará os Samsung Galaxy Note10

Note-se, contudo, que a Samsung não revelou exatamente o quão mais rápido, ou eficiente, é o novo SoC. Aliás, o grande diferencial face à geração anterior é a utilização da litografia de 7 nm face aos 8 nm da geração Exynos 9820. Mesmo assim, contamos com mais velocidade e economia no consumo energético.

Apontamos também a presença dos mesmos núcleos Cheetah M4, bem como a gráfica Mali- G76, aqui tal e qual como nos 9820. Portanto, partimos de uma mesma base, ainda que certos componentes do CPU e mesmo da GPU possam ter sido ajustadas. Algo que permitirá ao SoC atingir maiores velocidades de clock.

 

 

Entre as principais melhorias práticas apontamos o foco na experiência de jogo. Sobretudo à medida que o mobile gaming se torna numa das prioridades, também as fabricantes viram as suas atenções para este novo uso. Além disso, a aposta nas redes 5G foi redobrada, bem como nos algoritmos de inteligência artificial.

A IA, o 5G e o Gaming

Estando os algoritmos de IA ao serviço do utilizador, há agora uma neural processing unit mais capaz. Algo que lidará não só com o processamento da imagem, mas também pela fotografia assistida pela IA. Mais ainda, a Samsung destaca as capacidades deste centro para desbloquear novas experiências de realidade aumentada.

Já relativamente ao 5G, a Samsung afirmou que o suporte para este padrão de redes não está já embutido no processador. Portanto, a tecnológica deverá recorrer ao seu Exynos Modem 5100 para as variantes do Samsung Galaxy Note10 com suporte para o padrão supracitado.

Por fim, será este mesmo Exynos 9825 que alimentará a variante europeia dos Samsung Galaxy Note10. Veja-se que, por via da regra, a variante equipada com os SoCs da Qualcomm estão reservadas para os EUA, entre outras regiões.

Especificações técnicas do Exynos 9825:


Estarmos a acompanhar o evento de lançamento do Samsung Galaxy Note 10 a partir das 20h45min, aqui, no Pplware.

 

Leia mais…

Exit mobile version