Pplware

O Samsung Dex também vai permitir correr Linux no smartphone

Samsung DeX

Todos reconhecem no Linux uma plataforma com potencial de se tornar o futuro dos computadores pessoais, podendo em breve crescer e tornar-se uma verdadeira alternativa para o desktop.

São muitas marcas a reconhecer esta capacidade e a preparar-se para o usarem. A Samsung é a mais recente a juntar-se a este grupo, mas de uma forma especial. Recorrendo ao Dex e aos seus smartphones, vai abrir as portas ao Linux.


O Dex, como o Pplware já apresentou várias vezes, é um acessório que acompanha os smartphones de topo da Samsung e que permite a ligação destes a um monitor, garantindo assim um posto de trabalho ou um (quase) computador.

A Samsung investiu nesta filosofia e por isso está agora a abrir o Dex a outros sistemas operativos. A próxima aposta vai no sentido de dar aos utilizadores o acesso a várias distribuições de Linux, que podem usar conforme necessitem.

Para dar esta capacidade, vai em breve surgir uma nova app da Samsung, chamada Linux on Galaxy, e que vai dar acesso a estas distribuições, que qualquer um poderá usar.

Segundo a Samsung, a ideia é dar acesso a programadores a ferramentas especializadas para criarem o seu código, em qualquer lugar e a qualquer hora. Claro que todos a podem usar, tendo assim acesso a novas aplicações e a novas potencialidades.

Para poder testar esta novidade, quando ela chegar, vai precisar de ter um dos recentes Galaxy Note8, Galaxy S8 ou S8+. Claro que a presença de uma Dex será essencial.

Depois de várias formas menos claras e muito trabalhosas de ter o Linux a correr num smartphone Android, tudo fica agora mais simples com a novidade que a Samsung vai trazer.

Fonte

Exit mobile version