Dos diferentes SoC’s do mercado, a Samsung é responsável pela produção dos seus próprios chips, assim como de grande parte da sua concorrência.
Embora as suas fábricas já tinham capacidade de produzir em 10nm, a Samsung irá agora introduzir uma nova geração de chips com tecnologia 10 nm LPP.
O mercado dos SoC para dispositivos móveis está cada vez mais competitivo com diversas marcas como a Samsung, Qualcomm, Mediatek, Apple, Huawei e, mais recentemente, a Xiaomi a lutarem por um lugar no topo. Embora existam várias marcas, são poucos os fabricantes deste tipo de chips, com a Samsung e a TSMC a produzirem quase a totalidade dos SoC’s do mercado.
Com o passar dos anos, temos assistido a uma grande evolução da tecnologia com que os SoC são construídos. Se ainda muito recentemente era usual vermos chips construídos em 28nm, bastou pouco tempo para que a tecnologia evoluísse e se produzissem, atualmente, chips com 10nm. Embora a Samsung já produza chips nesta dimensão, é usada a tecnologia LPE (Low Power Early) que será agora evoluída para uma nova tecnologia, o LPP (Low Power Plus).
Com a introdução dos novos chips de 10nm LPP, não irá ser introduzido nenhum chip novo, sendo apenas lançada uma nova geração dentro dos modelos já existentes. Com esta novidade, a Samsung pretende obter um aumento de 10% no rendimento dos seus chips, assim como uma poupança de 15% em consumo de energia, quando comparados à geração atual.
A acompanhar a introdução dos novos chips de 10nm LPP, chega também um reforço das linhas de produção, de forma a resolver o atraso de produção de SoC’s de 10nm que se tem verificado, problema este que é também partilhado com a sua concorrente TSMC.