Pplware

Samsung vai colocar câmara dupla nos seus futuros smartphones

Estava já a tardar a Samsung não responder ao mercado actualizando a sua oferta de câmaras nos smartphones. Há anos que há equipamentos com dupla câmara e com provas dadas nas vantagens adquiridas. Neste tempo, a empresa sul-coreana, ao que tudo indica, estava a trabalhar na sua proposta que entrará em circulação já nos próximos modelos de 2017.

Tal como conhecemos do Huawei P9, Honor 8 ou mesmo do iPhone 7 Plus, a Samsung quer trazer esta funcionalidade mas tem uma ideia diferente, face ao que apresentou a Apple.

Uma nova patente publicada no Departamento de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) revela que a Samsung estará a considerar a integração de uma câmara dupla nos seus futuros dispositivos. A patente foi criada em Março passado mas só agora se tornou pública. Intitulada “Digital Photographing Apparatus and Method of Operating the Same”, esta mostra um sistema de duas câmaras que faz lembrar as câmaras do iPhone 7 Plus, contudo, não é com o mesmo sistema que a Samsung considera atacar o mercado das fotografias.

A patente mostra duas câmaras: uma com uma grande angular e uma outra com teleobjectiva. A primeira captura a imagem em geral, tudo o que apanha pela frente. A segunda tem a função de fazer zoom e capturar a imagem do sujeito que está a ser fotografado. Com as duas opções em aberto, um processador determina depois, com base no movimento do sujeito, qual das câmaras é que iria capturar a imagem principal.

anterior próxima

 

Mas como funciona o novo esquema de captura da Samsung?

Segundo a descrição da patente, se a velocidade do objecto é maior do que a velocidade pré-determinada, o processador irá dar prioridade à grande angular. Se o sujeito principal na imagem estiver a mover-se a uma velocidade mais lenta do que o padrão, a lente telefoto será responsável por capturar a imagem. É certo que a descrição das patentes nunca diz tudo e de certeza que haverá muitas novidades escondidas nas entrelinhas. As câmaras irão certamente trazer mais funcionalidades que hoje já conhecemos, por exemplo, a possibilidade de ambas as câmaras fazerem a captura de imagem permitindo numa pós produção por software nativo adicionar perspectivas, efeitos e outro tipo de características ao resultado final.

A patente também sugere que esta tecnologia pode ser usada para vídeo. O processador integrado muda automaticamente a imagem principal e lente, de acordo com o que está a gravar no momento. Isto permite-nos alterar dinamicamente o foco da filmagem e o resultado apresentará resultados interessantes, como planos mais fechados quando o nosso alvo se movimenta lentamente e planos alargados quando o foco da imagem se movimenta de forma rápida.

Esperamos que a Samsung nos surpreenda com a sua vasta experiência nesta área e coloque mais este trunfo no seu próximo topo de gama, o Galaxy S8.

Exit mobile version