Pplware

Saiba como instalar uma ROM personalizada no seu smartphone

O Android é o sistema operativo móvel criado pela Google e é, atualmente, o mais utilizado em todo o mundo, com mais de 2 mil milhões de utilizadores ativos, alcançando mais de 80% da quota de mercado mundial. Para além disso, é um sistema operativo extremamente personalizável.

A possibilidade de instalar uma ROM personalizada é uma vantagem que existe nestes equipamentos, sendo possível criar as próprias ROMs ou recorrer a ROMs criadas pela comunidade e instalá-las nos equipamentos. Com uma ROM personalizada é possível otimizar o desempenho, a bateria, aceder mais rapidamente a atualizações, alterar o aspeto do sistema, entre outras coisas. Aprenda como fazê-lo.


1º passo: Instalar uma recovery e ter permissões de acesso root

“Fazer” root ao equipamento significa que passa a ter privilégios de administrador no seu equipamento, permitindo o acesso a ficheiros do sistema operativo e a sua manipulação sem restrições. E é claro, está incluída a possibilidade de eliminar algumas aplicações indesejadas que vêm pré-instaladas na ROM do fabricante.

Todos os Android vêm com uma recovery, uma espécie de aplicação de recuperação do sistema separada do sistema operativo, no entanto, esta é colocada pelo fabricante e é muito limitada quanto às funcionalidades e permissões. Como tal, existe a possibilidade de instalar uma Custom Recovery que permite mais funcionalidades, como a instalação de ROMs personalizadas ou outras aplicaçõe do sistema, fazer backups e restauros, entre outros.

Alertamos já para o facto de que não há uma “receita única” para este procedimento, pois cada ROM ou recovery apenas funciona no dispositivo para o qual foi desenvolvida. Este guia foi efetuado utilizando o Samsung Galaxy S6 Edge (G925F) e adequa-se a smartphones Nexus, OnePlus e Samsung, no entanto, o processo é semelhante a muitos outros equipamentos.

Antes de começar:

  1. Se tem dados a guardar, efetue uma cópia de segurança do seu equipamento, utilizando a ferramenta do sistema ou uma aplicação como a Helium;
  2. A bateria deverá ter no mínimo 80% de carga;
  3. Certifique-se de que o computador não corre riscos de ficar sem energia.

Neste guia é utilizada uma aplicação de terceiros que irá ajudar a efetuar a instalação dos drivers, da custom recovery e dos recursos root:

Esta ferramenta não é estritamente necessária para este processo, apenas facilita e indica os passos a efetuar. Caso utilize o Windows 8/8.1/10 deverá desativar a imposição de assinatura de controladores na sua instalação.

Desativar imposição de assinatura de controladores

  1. Abrir o menu Iniciar, escrever Opções de recuperação e abrir;
  2. Em Arranque avançado, clicar em Reiniciar agora;
  3. Após reiniciar, clicar em Opções avançadas > Configurações de início > Reiniciar;
  4. Escolher a opção 7, premindo na tecla 7 ou F7, para desativar a imposição de assinatira de controladores.

O computador irá reiniciar com a imposição de assinatura de controladores desativada. Ao ser outra vez reiniciardo, a imposição de assinatura será reativada.

Antes de começar, é necessário ligar o modo de programador clicando 5 vezes em Número de compilação, em Definições > Acerca do telefone. Dessa forma, o modo de programador ficará ativo, o que permitirá ativar o modo de depuração USB, necessário para o processo. Após isso, o procedimento é o seguinte:

  1. Abrir o Unified Android Toolkit escolher o modelo do equipamento, a sua versão e a build do Android;
  2. Instalar os drivers no seu computador;
  3. Escolher a opção de Root/Unroot;
  4. Escolher Instalar Custom Recovery e Instalar Root;
  5. Escolher o método de root e a forma de instalação pretendida (2. Sideload zip file);
  6. Escolher a versão de Custom Recovery que pretendida (3. TWRP);
  7. Ligar o smartphone ao computador e esperar que seja reconhecido. Após este processo, o equipamento irá reiniciar em modo de download para que possa instalar a Custom Recovery através da ferramenta Odin. Verifique se o Odin reconheceu a porta COM;
  8. O smartphone irá reiniciar automaticamente, primeiro para o sistema e depois a para o TWRP acabado de instalar;
  9. Agora apenas será necessário preparar o equipamento para receber a aplicação que irá permitir o root. O processo utilizado foi de sideload;
  10. Quando terminar, premir qualquer tecla para a consola reiniciar o smartphone para o sistema. Após entrar para o sistema, a Custom Recovery e as permissões de root estarão totalmente funcionais.

Poderá recorrer ao vídeo abaixo para o acompanhar em todos os passos descritos.

 

2º passo: Instalar uma ROM personalizada

Abaixo demonstramos uma das várias formas que existem para instalar uma ROM personalizada:

  1. Encontrar a ROM que se adequa ao que pretende. O fórum XDA é um local onde vários programadores colocam as suas ROMs “cozinhadas” e é um bom começo para encontrar a ROM que pretende, no entanto, há muitos outros sites, como o NeedROM, que tem um repositório enorme para todas as marcas. Não se esqueça se instalar as Google Apps, que normalmente não vêm incluídas nas ROMs. Poderá fazer download através do site OpenGaps.org;
  2. A ROM utilizada neste guia é a Nexify – Fast and Clean [v2][DPF1] by uzairabdulmajeed, para o Samsung Galaxy S6 Edge. Este equipamento não tem suporte oficial da lineage OS;
  3. Copiar o zip da ROM e das GoogleApps para o smartphone, na raiz ou numa pasta;
  4. Reiniciar o smartphone e ligar em modo recovery. No Samsung Galaxy S6 edge o atalho de teclas é Home + Vol+ + Power (poderá ser diferente noutras marcas e modelos);
  5. É aconselhado fazer Wipe Data para limpar todos os dados (não fazer do sdcard, senão será perdido o ficheiro zip de instalação da ROM);
  6. Premir em Install > Install zip from sdcard. Escolha o ficheiro da ROM e confirme o Flash;
  7. Quanto estiver concluído, volte a fazer o mesmo procedimento para as GoogleApps;
  8. Efectuar o Wipe Dalvik Cache e Cache;
  9. Reiniciar o dispositivo e esperar, o primeiro arranque deverá demorar vários minutos;
  10. Feito. O smartphone está pronto a configurar.

Mais uma vez, poderá recorrer ao vídeo abaixo para o acompanhar em todos os passos descritos.


Todo este processo, embora possa parecer complicado, rege-se sempre pelos mesmo passos base, podendo haver pequenos pormenores que diferente entre dispositivos, como a necessidade de desbloqueio do bootloader ou outros pormenores. Se tem um smartphone Xiaomi, poderá utilizar o nosso guia em vídeo para fazer toda o procedimento.

Não se esqueça que cada equipamento é único e, salvo raras exceções, só podem ser instaladas as recovery e ROM específicas desse modelo. Se o seu modelo não faz parte dos modelos previstos neste guia (ver início do 1º vídeo), então deverá pesquisar nas fontes sugeridas, ou solicitar ajuda na secção de comentários abaixo.

O Pplware e o autor deste artigo não se responsabilizam por qualquer dano que possa resultar na perda da garantia do equipamento.

Já usa uma ROM personalizada no seu smartphone?
Faça a sua recomendação nos comentários.
Exit mobile version