Existe uma aplicação móvel que permite a acessibilidade dos cidadãos surdos ao Número Europeu de Emergência (112). De nome MAI112, funciona por meio de videoconferência entre a pessoa surda que necessita de ajuda, o operador da Central 112 e um intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP).
Desenvolvida pelo Ministério da Administração Interna e pela Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, com o apoio da Federação Portuguesa das Associações de Surdos, a aplicação móvel MAI112 permite a acessibilidade das pessoas surdas ao número de emergência.
Além disso, permite o envio de mensagens rápidas e inclui ainda uma funcionalidade de geolocalização, que permite enviar para o operador a localização da pessoa que efetua a chamada.
Aplicação MAI112 facilita o contacto de cidadãos surdos com o 112
O serviço é gratuito e está disponível em permanência 24 horas por dia, sete dias por semana, em todo o território nacional, para cidadãos portugueses ou estrangeiros.
Para utilizar o serviço basta ter acesso à Internet e a aplicação no smartphone, que pode ser descarregada diretamente através da Play Store e App Store.
Na altura do seu lançamento, este novo canal de comunicação com o serviço 112 exigiu um significativo esforço tecnológico e em termos de recursos humanos:
- Adaptação dos Centros Operacionais a novos media (Vídeo, Chat e SMS);
- Obtenção da localização do utente;
- Treino e preparação da equipa operacional para novas formas de atendimento;
- Contratação e treino de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa;
- Definição de novos procedimentos para este novo desafio.
A qualidade da chamada depende da cobertura da rede do operador a quem foi contratado o pacote de dados.
Além disso, as comunicações de dados e SMS são gratuitas no âmbito da utilização desta aplicação, no entanto, os dados consumidos com o download da aplicação não serão gratuitos.
Em 2023, havia, em Portugal, 30 mil pessoas surdas que comunicavam através da LGP.