Com o passar do tempo, os sistemas operativos tendem a perder a sua performance e a apresentar problemas. É um processo normal e que facilmente pode ser revertido com uma reposição de fábrica.
Mas sendo este um processo “agressivo” para o utilizador, existem alguns truques que pode usar. No caso das baterias e da apresentação errada de carga, a solução passa por uma calibração. Veja como pode realizar este processo em qualquer smartphone.
Com o passar do tempo de utilização, é normal que os smartphones comecem a apresentar problemas de bateria. Muitas vezes estes não são problemas reais, mas sim erros do próprio sistema operativo, que reporta menos carga do que a que realmente a bateria tem.
Esta situação leva a que os utilizadores acabem por ter uma menor duração de bateria, tendo de carregar os seus dispositivos mais frequentemente quando poderiam nem ter de o fazer.
Para resolver este problema e sempre que detectarem que a bateria do vosso smartphone está a ter uma duração menor, o ideal é que façam uma calibração. Este é um processo que demora algumas horas, mas compensa com o que vão “recuperar” de duração da bateria.
Como calibrar a bateria do seu smartphone
O processo de calibrar uma bateria é extremamente simples e envolve apenas um carregamento até 100% e o posterior descarregamento. Veja os passos que deve seguir para o conseguir.
1- Deixe a bateria do seu telefone descarregar totalmente. Mesmo que este se desligue, volte a ligá-lo várias vezes até que esta fique completamente gasta.
2 – Ligue o telefone ao carregador e deixe-o carregar totalmente. Deve ter o telefone desligado enquanto o estiver a carregar.
3 – Desligue-o do carregador e ligue o dispositivo.
4 – O seu telefone provavelmente não estará carregado a 100%. Volte a ligar ao carregador e deixe que o telefone carregue totalmente.
5 – Reinicie o telefone para ver que carga apresenta. Pode ter de repetir este processo várias vezes até a carga chegar “perto dos 100%”. Pode ter de repetir este processo várias vezes até atingir os 100%.
6 – Agora só precisa de esperar que o seu telefone gaste naturalmente a bateria, desligando-se no final.
7 – Quando recarregar o seu telefone este deverá passar a apresentar o valor correcto da carga da bateria.
O processo de calibração das baterias não tem qualquer impacto na sua vida útil e pode ser repetido sempre que o utilizador sentir que a sua bateria está a perder performance, quer pela utilização normal ou quando for feita uma actualização de sistema operativo.
Infelizmente, e caso o calibrar da bateria não resolva os problemas, a única solução é mesmo a substituição da bateria por uma nova (costuma demorar anos até ser necessário).
Façam esta calibragem e digam-nos se o processo vos deu mais algum tempo útil de bateria e se deixaram de carregar o vosso smartphone a meio do dia.