O projeto Paranoid Android é uma ROM que oferece uma experiência única no mundo das ROMs alternativas e há quem já diga que esta é, de facto, a grande alternativa ao projeto CyanogenMod.
Depois de alguns anos sem novidades, o projeto Paranoid Android voltou no ano passado (baseada no Android 6.0) e, recentemente, foi disponibilizada a nova versão, baseada no Android 7.1.2.
Esta ROM é altamente personalizada, tanto ao nível das funcionalidades como ao nível da interface, sendo mesmo possível ter uma interface diferente para smartphones, tablets e phablets. Este projeto perdeu vários programadores em Fevereiro de 2015, tendo estes mudado para a OnePlus para desenvolver o Oxygen OS. No último ano, tem vindo a ganhar de novo força e, recentemente, foi lançada a versão que é baseada no Android 7.1.2.
Quais as novidades?
Além de ser baseada no Android 7.1.2 Nougat, esta ROM traz várias novidades como, por exemplo, o Pie Controls ou Color Engine. No caso do Pie Control, esta era uma das funcionalidades esperadas nesta ROM, facilitando assim a interação do utilizador com o sistema. O Color Engine é uma nova funcionalidade da ROM Paranoid Android uma vez que permite a alteração do tema on-the-fly. Para aceder a esta funcionalidade basta ir a Settings > Display > Theme.
Equipamentos suportados
Actualmente, o projeto Paranoid Android tem suporte para os seguintes modelos:
Tal como outras ROMs, é necessário que instale as Google Apps para ter acesso aos serviços da Google como por exemplo Google Maps, Gmail e YouTube. Os programadores aconselham a última versão das Google Apps – ver aqui.
Saber mais aqui.