Numa era em que a tecnologia está ultra enraizada, havendo soluções tecnológicas para tudo e mais alguma coisa, ainda continuamos a utilizar, nas tarefas do quotidiano, materiais e ferramentas tradicionais apesar de estas já se encontrarem disponíveis de forma digital através de apps, por exemplo.
Um exemplo é o papel que, a sere usado para fins informais, rascunho, tomada de notas, etc., acaba por se tornar num gasto excessivo, prejudicando o planeta.
Assim, nasceu o projecto Rocketbook, um caderno reutilizável para poupar no papel! Curiosos? Saibam mais!
Rocketbook é um projecto inovador que pretende diminuir o gasto excessivo de papel. Para isso, claro, recorre à tecnologia como forma de melhor servir o utilizador ao mesmo tempo que cuida do ambiente.
Se já utilizamos as tecnologias para praticamente tudo no nosso dia-a-dia, porque é que ainda continuamos a usar papel desnecessário somente para rascunho, tomada de notas ou outro apontamento informal?
A ideia consiste em escrever-se num caderno ‘especial’ com a ajuda da caneta Pilot FriXion, também ela especial e, caso queiramos digitalizar o que escrevemos, recorre-se a uma app dedicada a esse efeito.
A parte ainda mais genial de todo o projecto é que basta colocar o caderno durante 30 segundos no microondas para que tudo seja eliminado e as páginas voltem a estar branquinhas para que as possa utilizar novamente!
Mediante o que pretender, basta assinalar um dos 7 símbolos na parte inferior do caderno, referentes à colocação do seu documento numa pasta à sua escolha, no Dropbox, Evernote, Google Docs, OneNote ou enviar via email. Assim que assinale o que pretende, o Rocketbook envia automaticamente o documento para o local que indicou.
A ideia foi financiada pela plataforma de crowdfunding indieGoGo e lá pode saber todos os detalhes do projecto bem como adquir os materiais. Tem à disposição a versão standard do Rocketbook e a versão executiva cujas características pode ver na imagem abaixo.
O preço ronda os 25 dólares.
A aplicação, que se baseia na captura de imagem, tem o pedido de patente pendente e vai possibilitar, com toda a acuidade, converter aquilo que escreve manualmente para imagens digitais que serão alojadas numa cloud à sua escolha. As aplicações deverão estar disponíveis durante o mês de Agosto deste ano.
Veja aqui em vídeo o Rocketbook em funcionamento:
Esta é mais uma fantástica ideia para que possamos constar que a tecnologia só é verdadeiramente mágica quando nos serve e nos é útil. Neste caso, o Rocketbook parece ser também um ponto de partida para pensarmos mais além de nós mesmos e termos a consciência de que é fundamental cuidarmos do local onde vivemos.
E pode ser usado para diversos fins!
Saiba mais no site dedicado ao projecto, aqui.
Em Portugal há já um projecto do género, o EcoBook que já apresentámos no EmpresasHoje.