Por norma o serviço de DNS que usamos é o que é fornecido pelo ISP, que nos dá acesso à Internet. Na prática, quanto mais rápido o servidor de DNS resolver um nome num endereço IP mais rápida é certamente a navegação.
Em abril deste ano a Cloudflare lançou o seu próprio serviço de DNS. Hoje vamos aprender a configurar no Android.
Para que serve o DNS?
Um dos serviços mais importante em qualquer rede de dados é o DNS (Domain Name System). Tal como o nome sugere, o DNS traduz nomes em endereços IP e vice-versa. Por exemplo, quando acedemos ao site www.google.com, o nosso sistema precisa de saber qual a máquina a contactar e pede ao servidor de DNS (que tem configurado) para que este lhe traduza o nome num endereço IP.
Do lado do cliente o utilizador apenas tem de indicar qual o servidor de DNS a usar. Já do lado do servidor há um conjunto de parâmetros que temos de definir.
DNS da Cloudflare
Segundo os testes realizados, comparando a outros serviços de DNS populares, o serviço de DNS da Cloudflare é dos que garante menor latência, logo é dos mais rápidos. Podem ver todos os resultados aqui.
Como configurar no Android?
A configuração de um serviço de DNS em qualquer sistema operativo é atualmente algo bastante simples. No caso do Android basta ir a Definições > WLAN e depois selecionar a rede à qual estão ligados e escolher a opção Modificar rede.
Em seguida carreguem em Opções Avançadas e em seguida, em Definições de IP, escolha Estático.
Por fim, em DNS1 e DNS2 coloquem os endereços 1.1.1.1 e 1.0.0.1, respetivamente.
Quem quiser configurar em IPv6, devem usar os seguintes endereços:
- 2606:4700:4700::1111
- 2606:4700:4700::1001
Este serviço de DNS não regista o endereço IP dos utilizadores (da mesma forma que outras empresas o identificam) e há suporte para DNS-over-HTTPS e TLS.A auditoria dos serviços é realizado pela empresa KPMG.