A Qualcomm é uma das marcas mais conhecidas no mundo dos smartphones, com o seu SoC Snapdragon. Este estará presente na grande maioria dos equipamentos e por isso tem um peso grande em muita desta área.
Com este peso, a empresa americana tem agora uma novidade importante para apresentar. A sua linha Snapdragon vai mudar a sua designação e crescer como marca independente. Esta será uma nova vida para os Snapdragon, que assim ganha uma autonomia única.
Será já na próxima semana que a Qualcomm irá anunciar grandes novidades para a sua linha de SoC. Espera-se que surja no evento Snapdragon Tech Summit o herdeiro do SoC que tem dominado o mundo dos smartphones Android.
Designado até há pouco como Snapdragon 898, este deverá mudar de nomenclatura, inaugurando uma nova linha de produtos sob um novo nome. Estes processadores vão perder a designação de 3 dígitos e passar a assumir algo na linha de X Gen X. Assim, este SoC deverá chamar-se 8 Gen 1.
Além disso, a Qualcomm irá abandonar a designação 5G nas suas propostas, por uma razão muito simples. A empresa entende que a presença desta tecnologia é já algo natural nas suas propostas e como tal é redundante a presença no nome dos mesmos.
Esta mudança deverá ser alargada a toda a restante linha de SoC, para criar uma nova marca, com novas designações. Esta está já a ser vista nos SoC que são dedicados aos PCs, onde temos, por exemplo, o Snapdragon 8cx Gen 2 ou o Snapdragon 7c Gen 2.
A somar a esta mudança de nome, a Qualcomm irá também trazer novas cores a esta sua marca. Esta será apenas para materiais de promoção destes SoC, mas trará o dourado aos SoC de topo, o vermelho para a linha média e o cinzento para a entrada de gama.
Por fim, e este é um ponto importante, o nome Qualcomm irá desaparecer da designação destes SoC. A designação Snapdragon irá ser uma marca própria e por isso surgirá de forma isolada e independente.