Pplware

Saiba se o seu smartphone é dos que emite mais radiação

O Teste de Absorção de Energia, também conhecido por SAR, é o teste responsável por fazer a medição do índice de exposição à radiofrequência de dispositivos electrónicos, principalmente de telemóveis e/ou smartphones.

Hoje damos a conhecer quais os 15 smartphones que mais radiação emitem!


De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a radiação electromagnética pode causar danos no nosso corpo. Na União Europeia, a entidade reguladora, o CENELEC especifica limites do SAR, seguindo as normas IEC.

Para telemóveis e outros dispositivos móveis, o limite do valor do SAR é de 2W/kg considerando uma massa de tecido de 10g, que absorve a maior parte do sinal. ( IEC 62209-1)

No sentido de criar um TOP dos smartphones que mais radiação emitem, o Gabinete Federal Alemão para a Proteção Contra a Radiação realizou um estudo onde avaliou o SAR, medido em W/Kg, registado durante uma chamada.

TOP 15 smartphones que mais radiação emitem

Como se pode ver pela tabela anterior, atualmente o Xiaomi Mi A1 é o smartphone que mais radiação emite , tendo um valor de SAR de 1.75 W/Kg. Segue-se o OnePlus 5T (Dual Sim) com um valor de 1,68 W/Kg e o Huawei Mate 9 com um SAR de 1,64 W/Kg. No final deste TOP 15 encontra-se o ZTE AXON 7 mini como um SAR de 1,29W/Kg.

Tendo em conta os dados apresentados, facilmente se conclui que os smartphones que emitem mais radiação pertencem a fabricantes chineses (12 modelos). A Apple tem também dois equipamentos no TOP 15, o iPhone 7 e o iPhone 8 com um SAR de 1,38W/Kg e 1,32 W/Kg, respetivamente.

Embora os valores possam ser considerados altos, a verdade é que estão dentro dos limites impostos pela União Europeia por isso deverá ter um efeito residual. No entanto, sendo um dispositivo que está constantemente connosco, é sempre uma variável que deve ser analisada e considerada na escolha de um smartphone.

Via

Exit mobile version