A Internet e os smartphones trouxeram alguns fenómenos que são difíceis de explicar. A troca de mensagens e as aplicações associadas são um bom exemplo. Depressa ultrapassaram as formas tradicionais e dominam agora a comunicação.
Algo que muitos se queixam é que estas aplicações consomem demasiados dados. Um novo estudo veio revelar toda a verdade e mostrar quais as apps de mensagens que menos dados consomem.
Este estudo foi levado a cabo pelo site de comparação de preços dos operadores italianos SOSTariffe com o objetivo de medir os consumos das várias aplicações de mensagens. Para isso foram traçados 3 perfis e medidos os consumos de hora a hora, para assim avaliar quais das apps mais usadas eram as que mais dados consumiam.
- Consumo moderado: 20 mensagens enviadas, 20 mensagens recebidas, 5 fotografias recebidas, 2 fotografias recebidas.
- Consume médio: 40 mensagens enviadas, 40 mensagens recebidas, 10 fotografias enviadas, 5 fotografias recebidas.
- Consumo elevado: 100 mensagens enviadas, 100 mensagens recebidas, 50 fotografias enviadas, 20 fotografias recebidas.
As conclusões são claras e podem ser vistas na imagem abaixo. As diferenças entre o topo e o fim da tabela são muito elevadas, revelando que há apps que têm consumos muito elevados de dados.
Os resultados falam por si e mostram que o Telegram é de todas a app que menos dados consome, em qualquer um dos perfis. Por outro lado, o Messenger do Facebook e o Skype são os que mais dados consomem.
Como pode ser visto na tabela, o Telegram fica à frente do WhatsApp. Esta app tem consumos que vão de 0,42 MB a 3,75 MB por hora de utilização, o que é 35 a 40% menos que o WhatsApp, que consome de 0,65 a 6,23 MB por hora.
Fica assim claro qual é a escolha que deve ser tomada para a troca de mensagens sem sacrificar os consumos de dados e nem esgotar os plafonds. As principais surpresas vêm das apps que mais consomem dados, que se esperariam que fossem mais comedidas.