Pplware

Primeiro SMS foi enviado há 25 anos! Ainda usa?

A primeira mensagem escrita recebida num telemóvel aconteceu a 3 de dezembro de 1992 e resumiu-se a um modesto “Feliz Natal”, enviado do computador do britânico Neil Papworth para o telemóvel Orbitel 901 de Richard Jarvis, da Vodafone.

O Serviço de Mensagens Escritas, cujo nome em inglês (Short Message Service) deu origem à sigla SMS, pela qual é ainda conhecido, faz 25 anos.


A primeira SMS foi enviada há 25 anos e é verdade que este serviço mudou a forma como comunicamos. O SMS vai continuar a ser utilizado, mas é cada vez menos relevante, muito por culpa de outros serviços que apareceram no mundo digital, como por exemplo o Messenger, WhatsApp, etc.

De acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM,) disponíveis no Observatório da Comunicação, em 2003 foram enviadas em Portugal 2.296.159 SMS e em 2012 o valor subiu para as 27.860.126 mensagens. No ano passado, o número de SMS baixou para os 18.965.204.

Os principais responsáveis pela explosão deste serviço foram os jovens, cujo acesso à tecnologia foi facilitado durante os anos 1990 devido à chegada das tarifas pré-pagas e ao baixo custo do serviço em relação às comunicações de voz. Foram estes que rapidamente se habituaram a escrever com os polegares e criaram uma gramática paralela, feita de abreviações e mistura de números e letras.

O SMS acarretou algumas consequências na maneira como comunicamos, com o aparecimento das abreviaturas e dos emojis. “Aquilo que era traduzido por palavras passou a ser traduzido por bonecos e abreviaturas”, referiu Maria Eugénia Alves, coordenadora executiva do Ciberdúvidas, à Lusa.

Além de permitir a comunicação entre utilizadores, as SMS têm vindo também a ser usadas como meio de comunicação para ataques informáticos.

E você continua a enviar SMS? Em que situações/momentos?
Exit mobile version