A tecnologia é hoje transversal a muitas profissões. No caso da saúde, se anteriormente se vivia na era do papel, existem agora plataformas digitais que facilitam muitos processos.
A partir de hoje os médicos em Portugal já podem passar receitas com o telemóvel.
É já a partir desta quarta-feira, que os médicos vão ter a possibilidade de passar receitas através do seu telemóvel. Com esta novidade, os médicos deixam de poder passar apenas receitas nos computadores onde tenha um leitor de cartões.
A Prescrição Eletrónica Médica Móvel (PEM Móvel) é a aplicação móvel de prescrição de medicamentos que se posiciona como alternativa para médicos, colmatando erros associados aos cartões e certificados utilizados para autenticação forte e assinatura digital.
A PEM Móvel tem como objetivo a execução de serviços de validação e registo da prescrição em modo online, garantindo que a emissão de receitas no formato Receita Sem Papel, totalmente desmaterializada, sendo a informação da mesma disponibilizada ao utente através de um email e/ou SMS.
Para o Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Henrique Martins, em declarações à agência Lusa…
esta nova funcionalidade será especialmente útil nos casos de consultas ao domicílio ou quando o médico se encontra longe do doente. Até aqui o médico tinha de usar computador com leitor de cartão, para o cartão da Ordem dos Médicos ou cartão do cidadão. O médico pode até estar noutro país e passar uma receita ao seu doente através do telemóvel
Tal como já acontecia, a receita eletrónica é enviada diretamente para um número de telemóvel ou e-mail do utente. De acordo com dados do SPMS, só no ano passado foram prescritas mais de meio milhão de receitas manuais e no domicílio, com os antigos modelos de receita A5 em papel.
Henrique Martins espera que, com esta funcionalidade, aconteça uma “diminuição muito grande”das receitas em papel passadas nos casos em que os médicos se deslocam a casa do doente.
Para obter esta aplicação, o médico deve ativar a sua chave móvel e assinatura digital no balcão do Instituto dos Registos e Notariado ou através do site da Agência para a Modernização Administrativa, além de pedir o registo aqui. Após instalar a aplicação, o médico tem de ativar a prescrição eletrónica médica móvel, com o objetivo de associar o aparelho móvel ao clínico prescritor. A apresentação oficial desta aplicação vai acontecer hoje.