Pplware

Plataforma da Intel deixa desenvolver Apps para Android e iOS

A procura de uma linguagem de programação transversal a várias plataformas móveis é algo que há muito é procurado. A Microsoft avançou com vários projectos para criar conversores de apps para o seu Windows 10 Mobile, mas apenas a de iOS parece ir vingar.

Agora a Intel mostrou uma plataforma em que os utilizadores podem desenvolver as suas aplicações, de forma genérica, e, no final, exportar para Android ou iOS. O Multi-OS Engine parece ser a resposta há muito esperada!

O Multi-OS Engine é uma plataforma que a Intel apresentou ao mundo e que vem libertar os programadores da difícil tarefa de conhecerem várias linguagens de programação para dispositivos móveis. Baseada em Java, permite que as aplicações sejam criadas de forma genérica e que apenas no final possam ser convertidas também para Swift, a nova linguagem de programação da Apple para criar apps para iOS.

Desta forma, evita-se a necessidade de ter duas equipas a desenvolver aplicações, cada uma concentrada na sua linguagem de programação ou, noutro caso, ter a mesma equipa em momentos diferentes a desenvolver, atrasando a chegada das apps ao mercado.

Bastará ao utilizador ter o Multi-OS Engine instalado como um plugin no Android Studio e desenvolver a sua aplicação da forma como sempre o fez para Android. No final, e sem saber nada sobre Objective C ou Swift, a aplicação será exportada e estará pronta para ser enviada para a App Store.

As vantagens do Multi-OS Engine são grandes, principalmente para os programadores que não querem ter de dominar as linguagens de programação da Apple, tendo assim uma forma directa de “converter” as suas aplicações para o iOS. O código final será nativo tanto para processadores ARM como para x86.

O Multi-OS Engine trata de todo o processo de criação do código para iOs, garantindo a troca das várias APIs disponíveis em cada sistema operativo e a compatibilidade necessária.

O Multi-OS Engine está já disponível como uma versão de avaliação e todos os que pretenderem podem usa-la já para converterem as suas aplicações.

Exit mobile version