Pplware

OPPO também quer acabar com as palavras-passe nos logins

O fim das palavras-passe não é um tema novo. São já vários os movimentos que, em nome da segurança e privacidade, estão a desenvolver esforços nesse sentido. A Microsoft e a Google são duas das empresas que se destacam neste movimento.

A OPPO quer também ser referência no campo da segurança e juntou-se à FIDO Alliance para acelerar a chegada de uma nova era de logins sem password.


OPPO também quer acabar com as palavras-passe nos logins

A OPPO anunciou uma parceria com a FIDO Alliance, uma associação aberta de empresas com a missão de desenvolver processos de autenticação que reduzam a dependência de utilização de palavras-passe. Como membro da aliança, a multinacional chinesa irá apoiar o desenvolvimento e implementação das mais recentes normas FIDO utilizando criptografia de chave pública e os protocolos definidos pela FIDO para proporcionar uma experiência de login mais segura, rápida e intuitiva entre dispositivos.

A OPPO também trabalhará com outros membros da aliança para desenvolver e promover certificações de Autenticação FIDO para mitigar a dependência excessiva de logins exclusivos com palavra-passe em diferentes serviços.

Qualquer internauta comum, atualmente, tem dezenas de contas online, tornando a gestão deste elevado número de palavras-passe num processo demorado e frustrante tanto para utilizadores como para as organizações.

Ao mesmo tempo, os métodos de autenticação exclusivos com palavra-passe apresentam sérias desvantagens, como custos administrativos elevados envolvidos nas alterações de palavras-passe, além dos riscos de segurança devido a contínua utilização de palavras-passe fracas ou devido à reutilização das mesmas em múltiplas contas.

Assim sendo, têm existido vários apelos na indústria tecnológica para que se desenvolva um processo de autenticação que reduza a dependência de palavras-passe ou até mesmo a sua substituição total.

O papel da FIDO Alliance na redução da dependência de passwords

A FIDO Alliance foi fundada em 2012 para ajudar a reduzir esta dependência mundial excessiva de palavras-passe e trabalha para desenvolver normas de autenticação de identidade mais simples e logins para websites, serviços e aplicações por todo o mundo. A mais recente especificação de autenticação da aliança, a FID02, fornece uma estrutura técnica segura e conveniente, suportada por organizações como a Google, Microsoft e Qualcomm.

Após a entrada na aliança, a OPPO utilizará os padrões FIDO nos seus dispositivos e trabalhará na otimização da experiência do utilizador e na melhoria de autenticações seguras. No futuro, os utilizadores podem usar os seus smartphones OPPO como uma “passkey”, ou chave de acesso, para aceder a diferentes serviços através de websites, aplicações e plataformas, criando uma experiência de conectividade sem falhas.

Ao utilizar vários dispositivos inteligentes, incluindo novos dispositivos ou dispositivos de outros utilizadores que estejam próximos, estes podem aceder automaticamente às suas credenciais FIDO no dispositivo OPPO principal sem ter de repetir o processo de autenticação nas restantes plataformas ou browsers OS.

Como membro da FIDO Alliance, a OPPO também se compromete a contribuir tecnicamente, juntamente com os diferentes grupos de trabalho da aliança, para elevar a tecnologia livre de palavras-passe a mais contextos e serviços.

No mundo digital, maiores fluxos de informação encontram mais desafios de segurança. Através da sua proposta “Inspiration ahead”, a OPPO trabalhará com os parceiros da indústria para criar experiências de conexão sem palavras-passe mais seguras e convenientes que permitam novas experiências inteligentes a mais utilizadores.

Exit mobile version