Pplware

OnePlus entra para o Top 5 no segmento premium – Counterpoint

A Apple continua a liderar o segmento de smartphones premium no mercado global. Contudo, temos agora a OnePlus no Top 5. A fabricante Android liderada por Pete Lau está assim entre a OPPO, Huawei, a Samsung e a líder de Cupertino. Não é a primeira vez que esta jovem marca entra nas tabelas, mas fá-lo agora neste Top 5.

Os dados foram hoje avançados pela Counterpoint Research, uma agência de análise de mercado. Em destaque temos assim a OnePlus que, pela primeira vez, está entre as maiores fabricantes neste ranking mundial.


A Counterpoint destaca, em primeiro lugar, o forte crescimento do segmento premium de smartphones face aos demais setores. Aliás, foi nesta zona que se concentrou o maior aumento no volume de vendas ao longo de 2018, em parte graças aos smartphones da OnePlus. Enquanto isso, o mercado como um todo, viria a cair.

Os smartphones premium e a OnePlus

Este segmento liderado pela Apple cresceu 14% no volume de vendas em 2018, face a 2017. Ainda de acordo com a agência supracitada, graças aos novos iPhones este aumento foi exacerbado. Porém, cumpre ainda destacar o papel dos smartphones premium da Huawei, Samsung, OPPO, bem como da OnePlus.

Ainda assim, a maior surpresa deu-se graças às fabricantes chinesas de smartphones Android. Empresas como a OnePlus, OPPO ou Huawei viriam a expandir todo o setor. Ao mesmo tempo, são estas fabricantes chinesas que já procuram novos mercados com o intuito de se afastar da Apple e lhe tirar algum do seu mercado.

Perante esta factualidade, a Counterpoint prevê que a Apple mantenha a sua liderança em 2019. Contudo, será cada vez mais ameaçada, não pela Samsung, mas sim pela Huawei. Enquanto isso, também a OPPO e a OnePlus reforçarão a sua presença neste segmento premiu, em detrimento da líder e segunda classificada.

A liderança pertence à Apple

Com efeito, temos a Apple em primeiro lugar com 51% de quota de mercado. Porém, é já uma queda significativa face aos 58% anteriormente detidos no segmento de smartphones premium. Enquanto isso, a Samsung também registou uma pequena queda, de 1% entre 2017 e 2018, mas viu a sua posição assegurada.

Portanto, é na Huawei, OPPO e OnePlus que esta agência de análise de mercado reconhece as maiores ameaças, primeiramente à Samsung, e posteriormente à Apple. Mesmo com os avanços das demais, a margem de liderança da tecnológica de Cupertino ainda é considerável, um ponto destacado pela agência.

Com 51% a Apple está ainda muito distante da Samsung, com 22%. Já, por outro lado, vemos a Huawei com dois dígitos (10%), enquanto que as demais – OPPO e OnePlus – estão também em crescimento, sendo uma tendência que se deverá manter ao longo deste ano.

A OnePlus, OPPO e Huawei podem ameaçar a Samsung

O rápido crescimento das fabricantes chinesas é atribuído a vários fatores. Contudo, entre eles temos a forte concorrência, sobretudo no mercado chinês e indiano, o maior e 2.º maior mercado mundial de smartphones e dispositivos móveis. Aliás, a Counterpoint coloca ainda a tónica na Xiaomi, em 6.º lugar neste ranking de topo.

A agência dá-nos ainda uma distribuição, por zonas ou áreas de mercado e respetiva liderança em cada uma desses setores geográficos. Em seguida podemos ver a sua distribuição, seja na China, India, América Latina, Médio Oriente, Ocidente, bem como nos Estados Unidos da América, entre outros mercados.

A Apple lidera em 5 dos 8 mercados contemplados. Por sua vez, a Samsung toma a posição dianteira em três destas zonas com destaque para a Índia. Este mercado prefere os smartphones topo de gama da Samsung, mas já tem a OnePlus como principal alternativa. Enquanto isso, a Apple foi remetida para terceiro lugar e a Huawei, logo atrás. Já em jeito de curiosidade, a Google também figura no Top 5 da Europa (WE).

Numa última nota, a Counterpoint destaca ainda o papel fulcral do OnePlus 6T no sucesso da empresa. A agência termina com uma previsão otimista para o segmento premium. Com efeito, destaca a Inteligência Artificial, câmara tripla, ecrã completo e mais memória, pontos que farão crescer o setor.

Planeia adquirir um smartphone premium em 2019?
Exit mobile version