Pplware

OnePlus 7: se estava à espera de carregamento sem-fios, esqueça!

A fabricante chinesa fundada em dezembro de 2013 por Pete Lau e Carl Pei já está a trabalhar no seu próximo telemóvel Android de gama alta, o OnePlus 7. Seguindo o seu calendário semestral de lançamentos, contamos com o novo produto no final do mês de maio ou, o mais tardar, durante as primeiras semanas de junho.

Agora, temos a primeira confirmação para uma das caraterísticas ausentes no tão aguardado telemóvel.


O telemóvel Android estará equipado com a plataforma móvel Snapdragon 855 da Qualcomm, um dado adquirido. Em seguida, teremos melhorias na sua câmara fotográfica, o mais recente software com a interface OxygenOS. Contudo, uma caraterística que estava em dúvida era a possível inclusão do carregamento sem-fios.

O carregamento sem-fios e o OnePlus 7

Algo que os fãs e utilizadores da OnePlus têm vindo a pedir e que eu, enquanto utilizador da marca, também gostaria de ter. Sendo os mais recentes dispositivos móveis construídos em vidro, não existia qualquer impedimento para a inclusão desta simples tecnologia. Afinal de contas, a engenharia necessária para incluir tal caraterística é relativamente simples.

Em 2018 a fabricante lançou dois modelos, ambos construídos em vidro. Assim sendo, os utilizadores começaram a acalentar esta ideia, a de eventualmente não ter que utilizar um cabo para carregar o seu telemóvel Android. Infelizmente, tal como avança a publicação Cnet, ainda não será em 2019 que teremos esta benesse.

A marca continuará a apostar no carregamento Warp Charge

De acordo com as declarações de Pete Lau, CEO da empresa, à supracitada publicação, o carregamento sem-fios não encarado como uma vantagem. “Não consideramos que valha a pena incluir o carregamento sem-fios nos nossos produtos”. A confiança de Pete Lau no carregamento rápido (Warp Charge) é, assim, absoluta.

Na imagem acima, cortesia da iFixit, podemos ver um telemóvel comum, já com carregamento sem-fios. O carregamento por indução magnética carece, essencialmente, de uma espiral de cobre e um corpo em vidro ou cerâmica. Portanto, a rejeição da marca em incluir esta característica não se prenderá com os custos de produção.

Ainda que fabricantes como a Samsung tenham redobrado a sua aposta no carregamento sem-fios, ao torná-lo reversível, a OnePlus não seguirá o mesmo curso. Para esta empresa existem outras prioridades para o seu próximo telemóvel Android.

As prioridades do próximo telemóvel Android

Coloca-se assim um ponto final nas expectativas para o carregamento sem-fios no OnePlus 7. Já, por outro lado, Pete Lau não revelou qualquer outro detalhe que nos possa indicar o rumo a seguir. Frisou apenas que a marca está a trabalhar em novas formas de veicular energia sem-fios, de uma forma rápida e eficiente.

Infelizmente a marca ainda não está satisfeita com os resultados. Perante as exigências de velocidade, a transmissão de energia acaba por gerar demasiado calor, libertado como energia dissipada. Algo que também sinaliza uma eficiência longe de perfeita, uma vez que parte dessa energia é perdida (ao ser libertada como calor).

O futuro trará um carregamento sem-fios mais rápido num dos próximos equipamentos da marca, mas não será o OnePlus 7 a estrear esta tecnologia. Aliás, sobre o mesmo, Pete Lau limitou-se a negar a presença do carregamento sem-fios.

Numa última nota, merece ser dito que o pequeno stand da empresa no MWC19 apresentava um protótipo com 5G.

Exit mobile version