Pplware

OnePlus 5 e o efeito gelatina – Qual a origem do problema?

Muito se tem falado sobre os problemas do OnePlus 5 nos últimos dias. Se primeiro a grande crítica era o design, agora surge um chamado “efeito gelatina” no ecrã que está a deixar muitos utilizadores desiludidos.

Mas o que é este “efeito gelatina” e porque se diz que o ecrã está invertido?


A OnePlus lançou recentemente o OnePlus 5, que posso já adiantar que é fantástico, pelo menos da experiência que temos tido com a nossa unidade de testes.

Se primeiro era muito criticado o seu design, seguiram-se depois algumas críticas em relação ao estabilizador da câmara, ao próprio desempenho da câmara, pelos testes de benchmark influenciados por software e ao ecrã, por ser o mesmo do OnePlus 3T. Nos últimos dias apareceu um novo problema no ecrã, o “efeito gelatina” que tem afetado vários utilizadores.

Mas o que é o efeito gelatina no ecrã do OnePlus 5?

Nos últimos tempos, têm sido vários os utilizadores que têm reportado um problema no ecrã. Ao fazer scroll numa qualquer aplicação, o conteúdo de uma das extremidades do ecrã sofre um efeito ondulado que se pode comparar à gelatina. Embora seja difícil explicar por palavras, deixo-vos um vídeo exemplificativo do problema.

Inicialmente, a OnePlus lançou um comunicado dizendo que este problema estaria a afetar um número diminuto de utilizadores, ressalvando que não existia uma variação nos ecrãs entre unidades e que este problema seria considerado natural.

The OnePlus 5 uses the same level of high-quality components as all OnePlus devices, including the AMOLED display. We’ve received feedback from a small number of users saying that at times they notice a subtle visual effect when scrolling. This is natural and there’s no variance in screens between devices.

Mas o que causa o “efeito gelatina”?

Após se ter conhecido este problema, surgiram duas teorias para o explicar. A primeira relacionava-se com o V-SYNC, tendo sido rapidamente descartada. A segunda, que seria a mais provável, seria um problema de hardware, com o ecrã a ter sido invertido.

Embora se achasse que a teoria do ecrã ao contrário fosse a mais provável, continuavam a faltar provas. Assim, um utilizador do XDA, o SultanXDA, pegou no código fonte do Kernel e encontrou um ponto que provava que o ecrã estava virado ao contrário, existia uma linha de código destinada ao controlador de ecrã que defina uma orientação a 180º do ecrã. A XDA entretanto comparou esta linha de código com a de outros modelos e concluí que os restantes modelos não incluem esta linha, sendo então considerado como “null” por pré-definição.

Segundo outro utilizador, o eng.stk, foram também encontradas provas referentes a este problema. Além de ter encontrado provas de que o ecrã estaria invertido, combinou ainda o código do OnePlus 5 com o do OnePlus 3T, o que resultou numa imagem invertida no ecrã do OnePlus 3T.

Porque é que o OnePlus 5 tem o ecrã invertido?

Tendo em conta as declarações da marca, torna-se claro que o ecrã foi montado assim de forma deliberada, existindo já uma explicação para isto ter acontecido.

Uma das novidades no OnePlus 5 foi a incorporação de uma câmara dupla, que ocupa mais espaço que uma câmara simples. Ao localizar este módulo no topo do dispositivo, juntamente com algumas antenas, tornou-se essencial redefinir a localização dos diversos componentes do OnePlus 5. Assim, é provável que a motherboard tenha sido movida para baixo, levando a que a OnePlus tomasse a decisão de inverter o ecrã, de forma a ligar de forma mais simples e direta o cabo à motherboard.

É então o “efeito gelatina” natural?

Tendo em conta que o ecrã está invertido, o efeito de gelatina torna-se uma consequência desta orientação. Este efeito já foi replicado em outros dispositivos, provando-se que é um efeito natural da inversão.

No entanto, a OnePlus anunciou recentemente que irá lançar brevemente uma atualização que irá resolver o problema. Fica então a promessa no ar, com os utilizadores a ficarem impacientes para saber se realmente este problema poderá ser resolvido desta forma.

De qualquer maneira, estando todos os modelos montados do mesmo modo, é um problema que poderá aparecer em qualquer um dos dispositivos, sem que haja resolução por agora.

É então o OnePlus 5 uma má compra?

Embora tenha surgido este problema, este apenas se tem mostrado a um pequeno número de utilizadores, embora não haja uma regra para se saber a quem irá acontecer.

No entanto, e pela experiência que tenho tido nos últimos dias com este modelo, posso dizer que o OnePlus 5 está muito bom e que não deixa nada a desejar a outros topos de gama. O design não é tão idêntico ao iPhone 7 Plus como se tem referido, tendo uma identidade própria, e a câmara, embora ainda necessite de algumas otimizações, já está muito acima da média.

Este é então um verdadeiro topo de gama, exibindo um desempenho soberbo e sem apresentar qualquer problema.

OnePlus 5

Exit mobile version