Os serviços do Estado ganharam um novo sistema de informação para gestão do atendimento.
O anúncio foi feito pelo Instituto de Informática da Segurança Social, que deu hoje a conhecer a plataforma sigä e as novas apps móveis.
Plataforma sigä
O sigä é uma nova plataforma de atendimento ao público que visa reduzir os tempos de espera em serviços como a Segurança Social, o Instituto do Emprego ou o Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT).
A solução sigä permite a caracterização do atendimento e a gestão dos atendedores. A gestão e análise dos serviços disponibilizados por cada entidade é facilitada pela utilização dos diferentes perfis disponíveis: Atendimento, Gestor de sala ou de loja, Coordenador Nacional e Gestor Global.
Em termos de desempenho, o sigä disponibiliza relatórios estatísticos, úteis para o suporte à tomada de decisão como por exemplo estatísticas Gerais – Dados referentes ao estado dos atendimentos, estatísticas de caracterização – relatórios orientados aos serviços, categorias e subcategorias e estatísticas por tempo – informação dos tempos de atendimento e de espera.
De acordo com a informação do Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social enviada ao Pplware, este novo portal “vem melhorar o sistema de gestão do atendimento da Segurança Social e do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, prevendo-se o alargamento em breve ao atendimento do Instituto de Emprego e Formação Profissional”.
SigaApp – A app para o seu smartphone/tablet
O sigaApp é uma aplicação móvel do sistema de informação de gestão do atendimento – sigä, que permite a gestão de filas de espera. Esta aplicação permite gerir à distância a ida a um serviço de atendimento, através da possibilidade de retirar uma senha no smartphone para ser atendido.
Pode fazer a pesquisa por distrito ou por proximidade, e escolher o serviço e o assunto que quer tratar. Esta app reproduz a dispensadora de senhas que se encontra no local de atendimento, permitindo-lhe comodamente e à distância de um toque retirar uma senha para ser atendido.
Através do sigaApp obtém informação sobre:
- o serviço de atendimento mais próximo,
- o número de pessoas em espera,
- a estimativa de tempo para o atendimento.
- a melhor forma para lá chegar, através da consulta no mapa.