Pplware

Battery – Verifique o estado da bateria do seu iPhone/iPad

Atualmente, o funcionamento de quase todos os dispositivos eletrónicos que carregamos connosco durante o dia dependem de uma bateria. De facto, é ela que alimenta todos os componentes e que faz o nosso portátil, o nosso smartphone ou o nosso smartwatch, funcionar mesmo quando não está a ser alimentado diretamente através da corrente elétrica.

Por isso, é importante conhecer o estado da bateria do seu equipamento. Hoje mostramos como pode fazer através de uma app dedicada ao iOS.

Podemos dizer que estamos, de certo modo, condicionados pela duração da bateria dos nossos aparelhemos. Não é por acaso que diariamente, andamos com powerbanks ou até com os nossos carregadores atrás. Simplesmente não queremos que os nossos dispositivos, quaisquer que sejam, morram quando podemos vir a precisar deles.

Sem dúvida, os powerbanks vieram de certo modo ajudar a resolver este problema. Mesmo assim, na altura da compra de qualquer aparelho todos olhamos para a sua capacidade de bateria. Mas como todos os nossos leitores provavelmente sabem, a capacidade das baterias diminui com o passar do tempo, algo que queríamos que não acontecesse, mas é inevitável.

 

Como é que isso acontece?

De facto, este fenómeno está relacionado com o número de cargas que efetuamos ao longo do tempo de vida do nosso dispositivo. À medida que o número de cargas aumenta a capacidade máxima da bateria vai diminuindo. Isto acontece porque a bateria vai perdendo capacidade de reter carga ao longo do tempo e também com o número de ciclos.

Na verdade, podemos dividir uma bateria em três porções: a zona livre (pode ser reabastecida), zona com energia (onde se encontra a energia que ainda podemos gastar) e a zona morta (a zona que já não consegue armazenar energia. Regra geral, as baterias começam a perder capacidade a partir do dia em que são fabricadas e, por isso, muito provavelmente, quando chegam às nossas mãos a percentagem a utilizar já não será 100%.

No entanto, num dos cantos superiores do ecrã diz cem porcento, certo? Pois, na verdade, esse valor não corresponde à realidade e é por isso que à medida que o tempo passa o tempo de duração da bateria vai diminuindo. E é aí que pensamos em trocar de dispositivo.

Curiosidade: Deixar esgotar completamente a bateria ou descarregar a baixo de 10% poderá causar mais danos à mesma do começar a carregar o dispositivo quando chega a 20%. O iPhone avisa-o quando o nível da bateria desce abaixo dos 20%, e novamente aos 10%, deixando ativar o Modo de baixa potência com um único toque.

 

Como verificar o estado da bateria?

Hoje trazemos-lhe uma aplicação diferente. Pode parecer simples, à primeira vista, mas na realidade pode ser uma grande ajuda para percebermos o comportamento dos nossos aparelhos.

Chama-se Battery (simples não é?) e serve mesmo esse propósito: verificar o estado da bateria dos dispositivos iOS.

Abrindo a aplicação somos contemplamos com um design minimalista mas bastante cuidado, onde o acesso a todas as funcionalidades da aplicação é, de facto, fácil.

Para verificar o estado da sua bateria basta olhar para a primeira e segunda linhas. Na primeira, vemos o estado da bateria tendo em conta a avaliação realizada pela aplicação e na segunda podemos consultar a capacidade de bateria que, na realidade temos há nossa disposição.

Por exemplo, no meu iPad (dispositivo que utilizei para testar a aplicação) posso verificar que a condição da bateria está em bom estado. Além disso, tendo em conta a percentagem que tenho ao meu dispor posso concluir que a bateria não se encontra, de modo algum, desgastada.

 

Outras Funcionalidades…

Esta aplicação permite também consultar a quantidade de memória RAM que está a ser utilizada e qual a quantidade de armazenamento ainda disponíveis. Mas não é só. Podemos utilizar ainda a aplicação para conhecer algumas estatísticas do nosso aparelho, como por exemplo, quanto tempo utilizamos o Wi-Fi, quanto tempo utilizamos dados móveis etc..

 

Em resumo

Tenho esta aplicação instalada no meu iPad e eventualmente, passados alguns meses de utilização, recorro a ela para verificar a saúde do meu aparelho. Certamente, esta não é, de modo algum, uma aplicação para utilizar todos os dias. É útil saber deste tipo de técnica para conhecermos melhor as nossas máquinas.

Homepage: Ken Ken
Preço: Gratuito

Exit mobile version