O WhatsApp é uma das plataformas de comunicações instantâneas mais populares da atualidade. Está disponível para dispositivos móveis Android e iOS, bem como para o seu computador, tal como aqui poderá confirmar. Entretanto, o serviço continua a melhorar e reforçar o seu leque de funcionalidades.
Entre elas, temos a sua versão das Stories do Snapchat, os conteúdos que duram apenas 24 horas.
Introduzida há cerca de dois anos, esta função visa dar aos seus utilizadores uma das funções mais icónicas do Snapchat e hoje tão populares no Instagram. Os conteúdos temporariamente acessíveis tornaram-se então numa competição entre ambos os serviços, com a empresa detida pelo grupo Facebook a prevalecer.
Utiliza o Status do WhatsApp?
Esta funcionalidade, presente na versão para Android, está longe de ser perfeita. Sobretudo para quem tem um grande número de contactos neste serviço, ou para quem está dentro de vários grupos (cujos participantes o tenha na sua lista de contactos), o Status acaba por ser confuso.
Até ao momento este conteúdo é apresentado por ordem cronológica inversa. Isto é, os Status mais recentes são apresentados em primeiro lugar, empurrando os demais para trás. Agora, de acordo com o que foi veiculado, o WhatsApp está a testar um novo algoritmo, presente na sua aplicação para dispositivos Android.
O serviço de comunicação vai alterar a forma de apresentação dos Status para os utilizadores Android. Tal como aponta a fonte supracitada, será com o intuito de simplificar a sua utilização ao adotar uma nova metodologia de apresentação.
Um novo algoritmo para os utilizadores do WhatsApp em Android
O novo algoritmo dará primazia aos Status, às publicações que o utilizador considere relevantes. Para tal, na versão do WhatsApp para Android, o serviço saberá quais os Status que mais vê e que mais suscitam a sua curiosidade e tempo de atenção. Por outras palavras, um maior engagement.
A partir daí, passará a apresentar em primeiro lugar as novas publicações dessa pessoa ou contacto. Assim, o serviço pertencente ao grupo Facebook, quer tornar mais útil e menos confusa a utilização desta funcionalidade. Em suma, não verá sempre os mesmos Status das pessoas que mais o utilizam diariamente, a menos que efetivamente o queira.
Para implementar esta mudança, o WhatsApp está a testar um novo algoritmo junto de uma mão-cheia de utilizadores escolhidos. O objetivo será, portanto, apresentar as publicações ou Status mais relevantes para o utilizador em questão.
Ao contrário do Facebook, poucos dados são recolhidos pelo WhatsApp
Note-se que, tal como qualquer outro algoritmo de inteligência artificial, este carece de uma boa fonte de informação. Só assim é que o esmo pode começar a produzir resultados efetivamente palpáveis.
Ora, ao contrário da rede social Facebook, ou mesmo do Instagram, o WhatsApp sempre valorizou a privacidade dos utilizadores. Por conseguinte, o mensageiro não recolhe dados do utilizador. Algo que por via da regra é uma benesse, mas que neste caso tornou os Status em algo confuso.
Ainda de acordo com a informação, esta medida já está a ser testada na versão para iPhone do WhatsApp, junto de alguns utilizadores em Espanha, no Brasil e na Índia. Agora, a plataforma começará a testar este mesmo algoritmo junto dos utilizadores Android.
Assim, o serviço passará a recolher algumas informações do utilizador. De acordo com a fonte, fá-lo-á na medida do estritamente necessário para poder saber quais os Status que realmente importam.