Com os problemas de confiança que estão a abalar o WhatsApp, a pressão tem recaído sobre o Telegram e o Signal. São estes os serviços que parecem ser os escolhidos e onde os utilizadores querem começar a trocar as suas mensagens.
Para tornar os estas propostas mais amigáveis e adaptadas, muitas novidades têm surgido nos últimos dias. Após vermos uma lista de melhorias a chegar ao Telegram, é agora hora do Signal tomar o mesmo caminho e anunciar as suas novidades. Vamos conhecê-las.
Ao migrar do WhatsApp para outra app, os utilizadores podem sentir-se perdidos. Para além da interface mudar, há funcionalidades que desaparecem ou estão criadas de forma diferente. Estas estão longe de ser básicas, mas os utilizadores habituaram-se a usá-las.
Assim, o Signal resolveu seguir a concorrência e apresentou muitas novidades importantes para os utilizadores. Estas foram buscar inspiração clara ao WhatsApp e são, por exemplo, a possibilidade de mudar a imagem de fundo das janelas das conversas. Qualquer imagem pode ser aqui usada.
Chat wallpapers have arrived! Customize wallpapers for each of your chats or just set a default background for everyone if your patience is wallpaper thin. Now available in Signal 5.3 for Android and iOS. pic.twitter.com/IxAxQUCm9n
— Signal (@signalapp) January 28, 2021
Outra novidade está nos stickers que podem ser usados. Estes chegam finalmente ao Signal e num pacote inicial, criado pelo artista Miguel Ángel Camprubí. Tal como as apps concorrentes, também nesta é possível aos utilizadores criarem as suas propostas.
No campo da partilha de informação, os utilizadores podem agora adicional a sua biografia ao Signal. Na secção “Sobre” os utilizadores podem indicar as suas preferências. Também o Signal surge agora como destino nas partilhas que forem feitas no sistema operativo.
Tell your friends what's going on or share something new "About" yourself in your Signal Profile. Now available in Signal 5.3 for Android and iOS. pic.twitter.com/rSl8xblBry
— Signal (@signalapp) January 29, 2021
Algo importante, e que finalmente chega a esta app, é uma forma de controlar os consumos de dados. Nesta recente versão do Signal passa a ser possível definir quando fazer a descarga de conteúdos ou bloquear destes quando se inicia uma chamada de voz.
A última novidade está associada às conversas de grupo. No ecrã principal será mostrado o nome do autor do último cometário, para evitar abrir a conversa. A qualidade das imagens trocadas vão também receber melhorias em breve.
Este é mais um passo importante para os novos utilizadores usarem o Signal em pleno. Ao chegarem a este serviço (Android ou iOS), vindos do WhatsApp ou de outras propostas, vão estar familiarizados e com as funcionalidades a que se habituaram a usar noutras propostas.