O “Dark Mode” ou modo escuro está a caminho do navegador Google Chrome para dispositivos móveis Android, uma nova função que tem sido requisitada pelos utilizadores. Assim, é com bons olhos que vemos uma alteração ao Chromium Gerrit que agora nos dá uma perfeita noção daquilo que mudará no browser em questão.
O modo escuro ou dark mode começa a generalizar-se e a chegar às mais variadas aplicações, devendo também marcar presença na versão final do sistema operativo Android Q.
A funcionalidade em questão, o dark mode, já está a ser testado há algum tempo no Google Chrome para Android. Aliás, desde a versão 73 beta. Nesta versão de testes, tal como aponta a publicação 9to5Google, apenas a interface do browser estava a ser escurecida quando se aplicava o modo escuro.
Prepare-se para usufruir do dark mode no Google Chrome
Agora, a tecnológica norte-americana mostra-se mais ambiciosa e escurecerá não só a interface do Google Chrome, bem como a das páginas que esteja a visitar. De acordo com a fonte supracitada, será isso mesmo que acontecerá assim que chegar a versão final deste navegador para Android.
Uma implementação mais abrangente que escurecerá a interface das publicações ou websites (sítios da web) que estiver a visitar. Assim, notamos que esta é uma das prioridades da Google para 2019. Pelos motivos supracitados, desde o vasto leque de aplicações que já suportam o dark mode até à sua inclusão, nativa, no Android Q.
Esta nova opção do Google Chrome para Android apresenta várias vantagens. Em primeiro lugar, diminuirá a fadiga ocular para o utilizador. Sobretudo para quem usa bastante o smartphone à noite. Em segundo lugar, para quem tiver um dispositivo móvel com ecrã OLED, o dark mode será uma boa forma de poupar energia.
Será uma das próximas adições a este navegador para Android
Note-se ainda que esta função, com um nome distinto (Night mode) já estava presente no navegador Samsung Internet que, já demos a conhecer. Assim, é com bons olhos que o vemos já a ser testado no popular Google Chrome para Android. Afinal de contas, este navegador vem instalado em milhões de dispositivos móveis.
Ficamos assim a saber que o dark mode não será um exclusivo da janela de navegação anónima. Note-se que, até ao momento, é apenas nesta modalidade de navegação que podemos usufruir do modo escuro. Em breve, teremos assim maior liberdade, também para a opção de navegação padrão ou normal.
Ainda de acordo com a fonte supracitada, esta implementação pode chegar a mais plataformas. Após a sua chegada aos dispositivos Android, poderá também chegar ao PC, bem como à versão para Mac. Teremos assim uma uniformização da sua oferta.
Sendo este o navegador mais popular do mundo, todas as novas funções são bem-vindas. Tudo aquilo que possa melhorar a experiência de utilização para milhões de pessoas. Estas novidades chegarão primeiramente ao Chrome Canary. Portanto, se as quiser testar, fique atento à plataforma.