Pplware

Novas gerações estão a resgatar os telefones dos anos 2000 para limitar o seu tempo de ecrã

Atualmente, temos à disposição um vasto leque de opções de smartphone que, por sua vez, disponibilizam um quase incontável número de funcionalidades, dificultando a tarefa das pessoas de se desligarem. Nos Estados Unidos da América (EUA), a Geração Z está a resgatar os telefones do início dos anos 2000, por forma a limitar o seu tempo de ecrã.


A CNBC refere-se a eles como dumb phones e explica que, apesar de terem saído de moda à escala global, estes telefones parvos estão a ser resgatados, nos EUA, pelos jovens. Aparentemente, empresas como a HMD Golbal, a fabricante de telefones da Nokia, continuam a vender milhões de dispositivos móveis semelhantes àqueles que eram utilizados no início dos anos 2000.

Além dos telefones flip e dos slide, também os feature têm conseguido reunir cada vez mais adeptos. Um feature phone nada mais é do que um tradicional flip ou slide com características adicionais, como GPS ou hotspot.

Em 2022, nos EUA, as vendas de feature flip phones aumentaram, com dezenas de milhares vendidos, todos os meses.

Penso que se pode ver com certas populações Gen Z – estão cansadas dos ecrãs. Elas não sabem o que se passa com a saúde mental e estão a tentar fazer cortes.

Disse José Briones, moderador “r/dumbphones“, no Reddit.

Segundo a CNBC, empresas como a Punkt e a Light estão a acompanhar a tendência, disponibilizando máquinas orientadas para aqueles que desejam passar menos tempo no smartphone e nas redes sociais.

O que estamos a tentar fazer com o telefone Light não é criar um telefone parvo, mas sim criar um telefone mais intencional – um telefone premium, minimalista- que não é inerentemente anti-tecnologia. Mas trata-se de escolher conscientemente como e quando utilizar que aspetos da tecnologia que contribuem para a minha qualidade de vida.

Explicou Joe Hollier, cofundador da Light.

Exit mobile version