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Nokia: a reposta oficial face ao alegado envio de informações para a China

A HMD Global viu-se recentemente envolvida numa investigação instaurada pelas autoridades finlandesas perante uma alegada falha na proteção dos dados do utilizador. Mais concretamente, na recolha de informações no smartphone Nokia 7 Plus e consequente envio para um servidor na China.

O caso foi primeiramente exposto pela cadeia televisiva NRK, que também está a investigar o sucedido. Aliás, a situação foi aqui exposta na íntegra, bem como os novos desenvolvimentos aludindo à marca, pouco depois.


Assim sendo, além de reconhecer o sucedido, a HMD Global, a nova casa da Nokia, resolveu clarificar toda a situação. Para o efeito, dedicou uma nova publicação oficial, tendo também comunicado ao Pplware que tudo já se encontra resolvido. Portanto, se tem um smartphone Nokia 7 Plus, as suas informações estão protegidas.

Tem um smartphone Nokia 7 Plus?

Antes de mais nada, a fabricante finlandesa assegura que a privacidade e segurança dos consumidores é uma absoluta prioridade. Contudo, esclarece que é importante clarificar o sucedido com o smartphone Nokia 7 Plus e a forma como as informações são recolhidas e armazenadas.

Assim sendo, a Nokia garante que nenhuma informação que possa identificar pessoalmente o utilizador foi enviada para a China. Aqui de acordo com a empresa, as informações sensíveis não foram partilhadas com terceiros. A empresa reconhece, todavia, que o software de ativação de alguns Nokia 7 Plus, um lote específico, estava a enviar informações para um servidor alojado na China. A empresa classifica isto como um erro.

 

 

Aliás, as palavras exatas são “estes dispositivos estavam, erroneamente, a tentar enviar informações de aliviação do dispositivo para um servidor de terceiros.”  Em seguida, a empresa coloca uma forte tónica no não processamento das informações. Além de garantirem que nenhum utilizador pode ser identificado com base nestes dados.

Nenhuma informação pessoal e identificável foi partilhada com terceiros – Nokia

Só este exato modelo é que estava a enviar informações para a China

A tónica é em seguida colocada na especificidade do caso. Nesse sentido, a marca classifica de falsas as alegações de que outros dispositivos estariam a ter o mesmo comportamento. Assim, apenas o smartphone Nokia 7 Plus estava, por engano, a enviar (ou a tentar enviar) informações para um servidor na China.

Além disso, a empresa garante que o erro foi identificado e corrigido no passado mês de fevereiro. Para tal, a empresa corrigiu a região definida para o smartphone em questão. Resolvendo assim a tentativa de envio de informações para o servidor supracitado. Aliás, garante que todos os Nokia 7 Plus já receberam a atualização.

A tecnológica assegura também os utilizadores quanto ao local de armazenamento dos seus dados. Assim, para todas as unidades não compradas na China, as informações são alojadas em Singapura, num servidor industrial, gerido pela Amazon Web Services. Apenas a variante chinesa guarda as informações na China.

Por fim, poderá encontrar aqui a política de privacidade dos Smartphones Nokia, geridos pela HMD Global.

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