O Netflix veio mudar a forma como se vê televisão e como gerimos os conteúdos que nela queremos ver. Com uma filosofia diferente e que muitos ainda não se habituaram a usar, tem disponíveis clientes para a maioria das plataformas.
Uma das maiores queixas que existia era a elevada quantidade de dados que os clientes móveis usavam, sem ser possível controlar. Mas isso mudou com a nova versão dos clientes móveis. Já se pode definir a qualidade da transmissão e a quantidade de dados consumidos.
Desde que chegou às plataformas móveis que o Netflix tem sido criticado por não dar aos utilizadores a possibilidade de controlarem a qualidade do streaming que recebem e consequentemente conseguirem também controlar os consumos de dados que estão associados.
A única forma de conseguir controlar estes consumos era através de uma definição única, feita na página web deste serviço, o que a alterava em todos os dispositivos e acessos, independentemente destes estarem em redes Wifi ou não.
Os trabalhos de melhoria dos clientes móveis trouxeram agora finalmente a novidade esperada. Já podemos controlar o consumo de dados e assim conseguir usar o Netflix nos equipamentos que têm planos de dados limitados.
Como controlar a utilização de dados móveis?
Todo este controlo passou a ser feito dispositivo a dispositivo e dentro da aplicação. Acedam às Definições da aplicação e aí procurem a opção Utilização de dados móveis.
Vão depois ver surgir o menu onde tudo passa a acontecer. São 5 as opções, onde o utilizador pode decidir o volume de dados consumidos por hora que quer activo. Existem as hipóteses de gastar um GB em 4, 2 ou 1 hora. Podem ainda escolher o ilimitado, em que a qualidade usada é a máxima, ou o automático, em que é a aplicação a gerir a qualidade do streaming.
Leia também 7 boas dicas para melhorar a utilização do Netflix
Se são utilizadores deste serviço então vão saber dar valor a esta nova opção, que vai finalmente permitir que passem o tempo a controlar os consumos de dados e libertar assim a visualização de todos os conteúdos.