Já ouviu falar no Signal? A privacidade é hoje um requisito fundamental na maioria dos serviços que existem para troca de mensagens. No que diz respeito a serviços de mensagens, temos como exemplo o Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, Google Allo, entre outros.
Para quem procura “segurança máxima” então está na altura de instalar a app Signal.
Tal como fizemos com o Telegram, durante as próximas semanas iremos publicar alguns tutoriais que explicam como usar o Signal e também conhecer algumas das funcionalidades.
Para começar é preciso que instale a aplicação e crie uma conta no Signal. Esta aplicação pode ser obtida a partir da página oficial do projeto aqui. Depois é necessário proceder ao registo. No caso de ter a conta já configurada em outro equipamento, pode transferir de forma segura toda a informação.
Em seguida definam ou indiquem o código PIN que já usam na conta. Se tudo estiver certa, estão prontos para começar a usar o Signal. Tal como o Telegram, provavelmente vão ficar surpreendidos com a quantidade de amigos que já usam esta plataforma de comunicações.
Principais caraterísticas do Signal
- Mensagens cifradas end-to-end
- Bom desempenho
- Possibilidade da criação de grupos
- Partilha de ficheiros multimédia
- Possibilidade de apagar mensagens
- Possibilidade de “destruir conversas”
Ao contrário de outras apps deste segmento, a app Signal cifra as comunicações durante a troca de mensagens com a particularidade das chaves usadas ficarem do lado dos clientes, o que impossibilita a leitura de mensagens pela própria empresa responsável pelo serviço.
Esta app não apresenta qualquer tipo de publicidade e é completamente gratuita. Se procuram uma app de comunicações que garante a segurança, então experimentem esta app/serviço. Além da versão para Android e iOS, existe também uma versão para desktop.