Pplware

MWC19: A Sony mudou todo o seu alinhamento de smartphones Sony Xperia

A Sony acabou de renovar toda a sua linha de smartphones Android no Mobile World Congress (MWC19). O novo topo de gama chama-se Sony Xperia 1, ao passo que os smartphones de gama média são agora os Sony Xperia 10 e 10 Plus. Por fim, temos ainda um novo dispositivo de entrada, o novo Sony Xperia L3.

O Pplware está em Barcelona e traz-lhe todas as novidades com a qualidade e profissionalismo a que já está habituado.


A fabricante nipónica tem-se debatido com um mercado mobile pouco favorável aos seus desígnios e ambições, com as previsões a piorarem a cada trimestre. Contudo, a marca opera agora uma profunda reforma de todo o seu setor mobile, com os novos smartphones Android a receberem um novo nome, e uma nova cara.

Vamos conhecer os novos lançamentos da Sony no MWC19

Assim sendo, o novo Sony Xperia 1 é o sucessor do Xperia XZ3, apresentado há 6 meses. Por sua vez, este tinha substituído o Xperia XZ2, apresentado na edição anterior do MWC. Agora, a tecnológica asiática muda as regras do jogo ao apresentar novos smartphones, consideravelmente altos.

A marca precisava de voltar a fazer a diferença. Algo que a colocasse novamente no mapa e mostrar-se todo o espírito de inovação e proezas de engenharia a que a marca nos habituou no passado. Assim sendo, a resposta apresenta-se com os novos smartphone com um rácio ou formato 21:9.

Uma profunda mudança que requeria um novo topo de gama. Assim, temos o novo Sony Xperia 1, o flagship da marca para os próximos 6 meses. Representa, para a empresa, uma hipótese de redenção no mercado mobile e uma oportunidade para começar de novo.

O novo topo de gama chama-se Sony Xperia 1

Dotado de um formato retangular, com cantos arredondados, o topo de gama Sony Xperia 1 não passa despercebido graças ao seu formato. Em primeiro lugar, ao nível das dimensões temos aqui 167 x 72 x 8.2 mm (altura x largura x espessura). Pesa um total de 180 gramas. Dá-nos um leitor de impressões digitais na sua lateral, embutido no botão On/Off.

O 1º dos novos Xperia caracteriza-se em primeiro lugar pelo seu ecrã de 6,5 polegadas de diagonal, um painel OLED. Apresenta-nos uma resolução Ultra-HD+ (4K), com 1644 x 3840 píxeis, portanto, com uns impressionantes  643 píxeis por polegada, uma densidade incrível. Tudo isto, claro, com o formato 21:9 e com uma bateria de 3300 mAh e carregamento sem-fios Qi para o alimentar.

Em seguida, destacamos a proteção conferida pelo vidro Gorilla Glass 6 da empresa Corning, a mais recente versão deste robusto vidro. Temos ainda várias tecnologias da marca, como o motor X-Reality, ecrã Triluminous, e o suporte para o padrão DCI-P3, por exemplo.

As peculiaridades do Sony Xperia 1

É um novo formato, extremamente alto e vistoso para toda uma nova geração de dispositivos Android. Além do mais, a marca não utiliza qualquer tipo de “notch” ou recorte, optando ao invés por margens perfeitamente simétricas. Assim, temos um design coerente e uma linguagem íntegra, sem interrupções.

Ainda de acordo com as informações avançadas pela marca, o smartphone estará disponível em várias cores como o preto, branco, azul e roxo (púrpura). Mais ainda, temos aqui a certificação IP 68 que lhe garante a resistência à água até 1,30 metros de profundidade (água doce).

Por fim, o Sony Xperia 1 utiliza uma estrutura metálica (liga de alumínio), para além dos dois painéis com o vidro supracitado. Tal como afirmou a marca durante a sua keynote no MWC19, é um novo capítulo para todo o seu departamento mobile e isto nota-se também no design.

O ponto alto da keynote no MWC19

Equipado com características de topo, o Sony Xperia 1 utiliza a plataforma móvel Snapdragon 855 da Qualcomm. Um poderoso SoC octa-core com uma frequência máxima de processamento a 2,84 Ghz, utilizando uma litografia de 7 nm e arquitetura de 64-bits. Conta ainda com a gráfica Adreno 640.

Ao nível da memória temos 6 GB de memória RAM, bem como 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno. Valor este que pode ser ampliado através de um cartão de memória microSD até 512 GB. Em seguida, apontamos também o seu sistema operativo, o Android Pie 9.0 da Google, sendo a sua mais recente versão.

O dispositivo apresenta ainda altifalantes estéreo que pretendem complementar a experiência de utilização do Sony Xperia 1. Em suma, uma reprodução de som que consiga acompanhar toda a qualidade de imagem no ecrã, tal como o demonstra o seguinte vídeo. Não nos dá uma porta áudio P2 (jack de 3,5mm).

O dispositivo prima ainda pela sua câmara fotográfica principal, com uma configuração tripla e alinhamento vertical. Destacamos ainda a ligeira saliência ou protuberância do seu módulo fotográfico. Já no topo, temos o seu flash LED, bem como o óculo para o sistema de focagem auxiliado por laser.

A câmara tripla deste smartphone Android

São três os sensores com 12 MP de resolução. Contudo, as suas lentes são bastante variadas, adaptando-se assim a todo o tipo de cenários. Em primeiro lugar temos uma lente de 26 milímetros, uma distância focal padrão, para um uso generalizado. A sua abertura focal é de f/1,6, tendo também estabilização ótica (OIS).

Em segundo lugar temos uma lente com zoom ótico de 2x, graças à lente com uma distância focal de 52mm, ideal para retratos. Ao nível da abertura focal temos aqui um valor de f/2,4, bem como estabilização ótica da imagem (OIS). Por fim, temos a terceira lente, uma grande angular de 16 mm para que não tenha que cortar nada da imagem, também esta com uma abertura focal de f/2.4.

Três câmaras de 12 MP, uma câmara de 8 MP

No que à gravação de vídeo diz respeito podemos usufruir de vídeo em Ultra-HD (4K) a 24/30 fps, com modo HDR. Temos também o padrão Full-HD a 30 ou 60 fps e estabilização eletrónica da imagem, bem como a estabilização ótica em dois dos três módulos de imagem.

Sem esquecer a sua câmara fotográfica frontal, aqui com 8 MP de resolução. Este módulo conta com uma lente grande angular de 24 mm, bem como uma abertura focal de f/2.0.

No seu palco no MWC 10 tivemos ainda o Sony Xperia 10

Em seguida a marca reinventou os seus smartphones de gama média. Assim sendo, temos agora o novo Sony Xperia 10, bem como o Xperia 10 Plus. Dois dispositivos móveis Android que partilham grande parte das suas especificações técnicas. Primeiramente, podemos já ver o seu vídeo de apresentação.

Aproveitando ainda o palco do MWC19, ficamos a conhecer este seu novo segmento de produtos. Em primeiro lugar temos o Xperia 10, com o seu ecrã IPS LCD de 6 polegadas de diagonal, também ele com o novo formato 21:9. Ao nível da resolução temos aqui o padrão Full-HD+ portanto, com 1080 x 2520 píxeis, para uma densidade de 457 ppp. Adopta, também ele, um leitor de impressões digitais na lateral do smartphone.

Protegido pelo vidro Gorilla Glass 5, conta também com uma estrutura metálica e cantos arredondados. O smartphone utiliza o sistema operativo Android Pie 9.0, pesa 162 gramas e tem uma espessura máxima de 8,4 milímetros. Conta com uma bateria de 2870 mAh de capacidade, com carregamento rápido.

Utiliza a plataforma Snapdragon 630 da Qualcomm

Com efeito, temos aqui o SoC Snapdragon 630, um dos seus “motores” de gama média. No seu interior temos 8 núcleos de processamento (octa-core) a 2,2 Ghz, com uma litografia de 14 nm. Este processador é complementado com 3 GB de memória RAM, bem como 64 GB de armazenamento interno.

Por fim, temos aqui uma câmara dupla na sua traseira, composta por um sensor primário de 13 MP e abertura focal de f/2,0. O seu segundo sensor tem 5 MP de resolução e apresenta uma abertura focal de f/2,4. Sem esquecer a sua câmara fotográfica frontal de 8 MP, abertura f/2,0, para todas as selfies.

O Sony Xperia 10 Plus e a aposta no formato 21:9

Distingue-se do dispositivo anterior pelo seu ecrã de maiores dimensões, câmaras melhores e processador mais poderoso. Assim sendo, temos um ecrã de 6,5 polegadas, IPS LCD com resolução Full-HD+. Portanto, com 1080 x 2520 píxeis, para uma densidade de 422 ppp. Sendo ele protegido pelo vidro Gorilla Glass 5.

Em seguida, temos o processador Snapdragon 636 da Qualcomm. Conta com um total de 8 núcleos de processamento a 1,8 Ghz (frequência máxima) e uma litografia de 14 nm. Já ao nível da memória temos 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. Em ambos os casos expansível com um cartão microSD.

Em seguida temos uma câmara, também ela dupla, mas com sensores de maior resolução. Assim, temos uma primeira câmara de 12 MP com abertura focal de f/1,8 e lente grande angular. A segunda câmara conta com 8 MP, lente de 52 mm e abertura focal de f/2,4. Numa última nota, temos aqui uma bateria de 3000 mAh.

Sony Xperia L3 – a última novidade do MWC19

A marca aproveitou ainda o palco do MWC19 para apresentar este Xperia L3. Trata-se de um novo smartphone Android para o segmento de entrada que primará pelo preço. Ainda que não tão mediático como os demais elementos (na imagem seguinte), será uma alternativa económica.

Nesse sentido, o Xperia L3 apresenta um ecrã de 5,7 polegadas IPS LCD. A sua resolução, HD+, proporciona 720 x 1570 píxeis, para uma densidade de 303 ppp. Mais ainda, temos aqui o vidro Gorilla Glass 5. Já o seu sistema operativo é a versão (anterior), o Android Oreo 8.0.

Em seguida, temos o processador Helio P22 da MediaTek, um octa-core a 2,0 Ghz. Conta ainda com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. Apresenta também uma câmara dupla, de 13 MP e 2 MP na sua traseira, além da câmara frontal de 8MP. Tudo isto com uma bateria de 3300m mAh.

Qual a sua opinião sobre os lançamentos da Sony no MWC19?
Exit mobile version