O segmento dos dispositivos móveis é dominado pelo sistema operativo Android e iOS. Ao longo dos últimos anos têm aparecido algumas alternativas, mas nenhuma alcançou o sucesso pretendido tendo os projetos acabado por “morrer”. Uma das alternativas mais promissoras era o Ubuntu Phone da Canonical, mas nem essa resistiu.
Um dos projetos que mais promete é o Mobian Linux que é baseado no Debian.
Mobian Linux tem interface amigável e várias apps nativas…
Chama-se Mobian Linux e é uma distribuição Linux baseada no Debian que é direcionada para smartpbones. Este sistema oferece uma interface user friendly e traz também já um conjunto de apps nativas. Como se pode ver pelas imagens seguintes, a interface é um pouco parecida à do Android.
Das apps disponíveis, o destaque vai para o Chromium, Epiphany e Firefox (como web browsers), Evolution (email, calendário e contactos), Maps, Telegram, Weather, entre outros. O sistema tem ainda suporte para usar WebApps como apps nativas – ver aqui.
Embora o sistema Mobian ainda não tenha uma versão final, a versão atual já tem suporte para algumas tecnologias, incluindo reprodução de vídeo acelerada por hardware, WiFi, Bluetooth e áudio.
Este sistema operativo vai chegar com o Pinetab e também com o PinePhone. Depois de um período em que apenas esteve disponível aos programadores para avaliarem a segurança, o PinePhone entrou em pré-venda em novembro de 2019. Este smartphone open-source custa apenas $149.99 e tem um conjunto de especificações interessantes.
O PineTab custa $100. Os dois equipamentos partilham algum hardware interessante do qual se destaca o SoC Allwinner A64, memória eMMC e 2GB de RAM.
As instruções para instalar o Mobian Linux no PinePhone ou PineTab podem ser encontradas aqui. É verdade que o passado mostrou-nos que este tipo de projetos não tem muita viabilidade. Isto porque as pessoas não aderem e os custos de desenvolvimento têm de ser pagos. Vamos ver se o Mobian Linux tem mais sorte que os seus antecessores.