Pplware

Se usa o Mobdro no smartphone, é hora de o remover para estar protegido contra malware

Quem está habituado a usar apps de streaming, conhece de certeza o Mobdro e as suas capacidades. Este concorrente direto do Kodi, tem estado a ganhar espaço, por culpa de todas as questões legais deste software.

Mas a segurança do Mobdro foi agora colocada em causa por uma empresa de segurança. Segundo foi descoberto, este software está comprometido e recolhe dados dos utilizadores. É por isso hora de o removerem para estarem protegidos.


O Mobdro pode ser usado em quase tantas plataformas como o Kodi. A sua maior presença é mesmo nos dispositivos Android, smartphone ou tablet, mas tem versões para equipamentos tão diferentes como o Chromecast ou a FireTV da Amazon.

Esta versatilidade e o acesso a conteúdos que normalmente são pagos têm cativado os utilizadores, que cada vez mais o usam. Mas este é também um software que se sabe agora estar comprometido, pois tenta roubar dados dos utilizadores.

A empresa de segurança Dark Wolfe Consulting analisou o Mobdro e descobriu que este envia para um servidor remoto dados do utilizador. O primeiro passo é o envio dos dados de acesso à rede Wi-Fi do utilizador, sem que este autorize.

Os passos seguintes são ainda mais maliciosos, sempre na tentativa de descobrir pontos de falha para roubar dados de acesso à rede e aos dados do utilizador. O Mobdro vai tentar aceder aos dispositivos da rede do utilizador, olhando sempre para partilhas de ficheiros e outros similares na rede.

Quando recolhe estes dados, a app envia-as do smartphone para o mesmo servidor remoto. No caso desta análise, os investigadores viram serem remetidos 1,5GB de dados para o ponto remoto com que o Mobdro comunica. Para se proteger, a app consegue também atualizar-se ou outras fontes e assim puxar novo malware.

O controlo dos atacantes sobre o Mobdro é real e permite que remotamente possa ser ativado. Assim, podem dar ordens à app e recolher streams de vídeo que estejam disponíveis na rede do utilizador, por exemplo. Há ainda a provas de que o Mobdro se liga a outro malware presente na rede, caso exista.

Exit mobile version