Pplware

MIUI 9 – Conheça as novidades da nova interface da Xiaomi

Depois de um longo período de espera, a MIUI 9 chegou finalmente trazendo consigo um grande número de novidades.

Além de um sistema mais otimizado e completo, chega-nos também o novo Xiaomi Mi 5X. Vamos conhecer todas as novidades.


O lançamento de uma nova versão MIUI é sempre um dos grandes marcos do ano. Tal como tem sido habitual, as novidades da sua interface chegam durante o mês de julho, sempre acompanhadas por um novo smartphone. Este ano não foi exceção e já foi apresentada a MIUI 9 em conjunto com o Xiaomi Mi 5X.

MIUI 9

Antes da apresentação da MIUI 9, a Xiaomi tinha prometido um sistema mais fluído, mais otimizado, mais elegante e mais centrado na experiência do utilizador.

Otimização de sistema

Na nova MIUI, todo o sistema está desenhado para otimizar os recursos, um caminho que tem sido feito também por outras grandes marcas como a Huawei. Para isso, a Xiaomi introduziu na MIUI 9 algumas tecnologias como a aceleração inteligente de CPU ou o Dynamic Resource Allocation. Esta última tecnologia permite priorizar os recursos para a aplicação que estamos a usar, em vez de os distribuir por todas as aplicações a correr de fundo.

A MIUI 9 traz também diversos sistemas de otimização como a aceleração de lançamento de aplicação, a limpeza automática, o Dynamic Resource Alocation, entre outros.

Image Search

Com a MIUI 9 chega o Imagem Search. Esta nova função da MIUI 9 permite fazer uma pesquisa universal de imagens, catalogando todas as imagens presentes no smartphone, independentemente da aplicação e torna-as pesquisáveis por palavras-chave.

Nota: Esta função, por agora, ainda só estará disponível na ROM Chinesa.

Smart Assistance

Muito ao estilo do que temos visto noutros sistemas, a Xiaomi introduziu também um Smart Assistance. Este sistema irá permitir encontrar praticamente tudo no smartphone como fotos, texto, videos, entre outros. Além disso irá ainda apresentar conteúdo diverso relacionado com os interesses do utilizador.

Nota: Esta função, por agora, ainda só estará disponível na ROM Chinesa.

Smart App Launcher

De forma a simplificar a experiência de utilizador, a Xiaomi apresentou uma função muito interessante na MIUI 9, o Smart APP Launcher. Com esta nova opção, o sistema irá analisar o conteúdo da página onde estamos ou de uma mensagem que estamos a ler e vai apresentar sugestões de aplicações que considera relacionadas e que possa interessar ao utilizador abrir.

Nota: Esta função, por agora, ainda só estará disponível na ROM Chinesa.

Ecrã dividido

A MIUI 9 traz também consigo uma função que já era pedida há imenso tempo pelos fãs da Xiaomi, a opção de dividir ecrã. Embora já tivesse sido apresentada na MIUI 8 junto com o Mi Max 2, esta é uma função que irá integrar a um maior número de dispositivos, chegando pelo menos aqueles que tenham Android 7.0.

Lançamento da Global Beta e China Beta

Como já tinhamos referido, a MIUI 9 vai chegar em diferentes fases aos vários dispositivos da marca, confirmando-se a atualização de praticamente todos os modelos conhecidos da Xiaomi.

Global beta

No dia 11 de agosto, a Global Beta da MIUI 9 será lançada para o Mi 6 e para o Redmi Note 4 Qualcomm/4X.

Posteriormente, a 25 de agosto, será lançada para o Mi Note 2, Mi 5, Mi 5s, Mi 5s Plus, Mi Max 2, Mi Max 32G, Mi Max 64/128G, e Redmi 4/4X.

Já em setembro, será a vez dos modelos Redmi 2, Redmi 2 Prime, Redmi 3/Prime, Redmi 3S/Prime, Redmi 4A, Redmi 4 Prime, Redmi Note Prime, Redmi Note 2, Redmi Note 3 Qualcomm, Redmi Note 3 Special Edition, Redmi Note 4 MTK, Mi 2/2S, Mi 3, Mi 4, Mi 4i, Mi Note e Mi MIX.

China beta

Na versão chinesa da ROM o funcionamento será idêntico. No dia 11 de agosto a MIUI 9 chegará aos modelos Mi 6, Mi 5X e Redmi Note 4X Qualcomm.

Na segunda fase, no dia 25 de agosto, serão os seguintes modelos a receber a MIUI 9: Mi MIX, Mi Note 2, Mi 5, Mi 5s, Mi 5s Plus, Mi 5c, Mi Max 2, Mi Max 32G, Mi Max 64G/128G, Mi 4S, Mi 4c, Mi Note Pro e Redmi 4X.

Por fim, já em setembro, a MIUI 9 chegará a todos os restantes modelos Redmi e Mi, com excepção do Mi 1/1S e do Mi 2A.

Xiaomi Mi 5X

A acompanhar a nova MIUI 9, irá chegar também um novo smartphone. Utilizando a numeração da geração anterior, o novo Mi 5X faz então a estreia da nova interface da Xiaomi.

Com um ecrã de 5,5″, o novo Mi 5X traz um processador octa-core Snapdragon 625, 4GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. Para fotografia traz uma câmara dupla de com dois sensores de 12 MP, zoom ótico e modo retrato.

Este novo smartphone é todo construído em metal com aresta arredondadas e com uma traseira anti-impressões digitais. A bateria será de 3080 mAh e trará a MIUI 9.

Para um áudio de grande qualidade, suporta o DHS, um algoritmo de calibração do áudio que permite melhorar o som para headphones ou colunas. Traz ainda um SOC, Stand Audio Amplifier, que promete melhorar ainda mais a qualidade de som nos headphones.

O Mi 5X vai ser lançado na China por 1499 RMB (cerca de 190€ em conversão direta).

Mi AI Speaker

Acompanhando as tendências do mercado, a Xiaomi junta-se a outras grandes marcas com o lançamento do novo Mi AI Speaker.

Esta coluna traz seis microfones, conseguindo capturar um som omnidirecional e 360º. Além disso, permite cancelar o eco e aceita comandos de voz.

Com a nova Mi AI Speaker, é possível reproduzir um elevado número de conteúdos, como música, histórias de crianças e livros áudio, além de ter disponível uma grande quantidade de addons e plugins para instalar.

A Mi AI Speaker foi lançada na China por 299 Yuan (cerca de 38€ em conversão direta).

Exit mobile version