A aplicação Mensagens Android, da autoria da Google e concebida para dispositivos móveis está a receber um novo leque de funções. Com efeito, é com a chegada da versão 4.3 que se reforçam os filtros anti-spam, bem como a inclusão de uma opção de auto-resposta a mensagens indesejadas, mas há mais a ser dito a seu favor.
Esta alternativa, gratuita, tem a chancela de qualidade da Google, apresenta ainda mais opções para as RCS.
Mas afinal, o que é uma RCS? Podemos aqui dizer que é o padrão que pode vir a substituir as SMS, tal como as conhecemos. Já de acordo com a formulação da Vodafone, por RCS entende-se o formato que permite o envio de imagens, chat, sons e vídeos, ao passo que o formato SMS suporta apenas o envio de mensagens de texto.
O que há de novo na aplicação Mensagens Android?
A aplicação da Google é uma das melhores alternativa à app nativa do seu dispositivo Android. Aliás, pode até ser utilizada na sua versão Web para poder enviar mensagens de texto no computador. Em seguida ficaremos a conhecer exatamente tudo o que chegará com a próxima versão, a 4.3 que está a ser preparada pela Google.
Em primeiro lugar, temos novas definições para o RCS (Rich Communications Services). Por outras palavras, oferece-nos um serviço similar ao do WhatsApp, Viber, Telegram ou mesmo o Facebook Messenger. A possibilidade de conversar com outra pessoa, seja através de texto, vídeo, som ou imagem, um chat completo.
Agora, com a nova versão da Mensagens Android, poderá controlar as definições da aplicação e, por exemplo, definir o seu estado (disponível, indisponível, etc). Algo que já é suportado em Portugal, apenas pela operadora Vodafone, tal como referido supra. Contudo, esperamos que a NOS e a MEO venham a equiparar a oferta.
É uma das mais promissoras aplicações da Google
Já de acordo com a publicação AndroidPolice, que já examinou o APK da próxima versão, teremos mais novidades. Dentro do pacote de instalação temos também a verificação de mensagens. Ou seja, o utilizador ficará a saber se o remetente de uma mensagem é, ou não, um utilizador verificado e, como tal, verdadeiro.
Ainda que a Google não o tenha dito, esta função auxiliará no combate às ameaças de phishing, por exemplo. Note-se que o utilizador pode ser alertado previamente quanto ao estatuto de quem lhe enviou a mensagem. Desta forma, pode saber desde logo se está a falar com um usurpador de identidade, ou entidade verificada.
Esta futura compilação da aplicação da Google reforçará também a identificação do spam. As mensagens publicitárias e/ou abusivas que o utilizador acaba por receber, sem dar o seu aval. Para tal, as Mensagens Android passarão a ter um novo sistema anti-spam que, caso reconheça um remetente reincidente, poderá enviar uma resposta automática, simplesmente versando “STOP” para dissuadir novas comunicações.
Ainda assim, este último ponto ainda não está perfeitamente definido, e poderá não ser aplicado em todos os mercados / regiões. De momento, temos ainda mais melhorias de estabilidade, além da integração da Google Assistant. Apontamos também a possibilidade do ajuste das gravações ou mensagens de áudio enviadas.
Por fim, relembramos que a versão 4.3 da aplicação Mensagens Android ainda não está disponível. Alternativamente, pode já descarregar o ficheiro APK, através desta ligação para o APKMirror.
Homepage: Google LLC
Preço: Gratuito