Pplware

MegaN64, o emulador para Android foi infetado com Malware

A app MegaN64 é um dos mais populares, senão mesmo o mais popular emulador da Nintendo 64 para Android. Infelizmente, durante uma das suas últimas atualizações na Google Play Store, a app terá sido infetada com malware.

Assim sendo não nos resta outra solução a não ser recomendar a sua remoção imediata do seu smartphone ou tablet Android. O caso foi recentemente exposto na plataforma Reddit e os seus contornos são deveras preocupantes.


O que aconteceu ao emulador MegaN64?

Em primeiro lugar, de acordo com o lúcido relato de um utilizador no Reddit, os contornos da ameaça são preocupantes. Segundo o utilizador Reiley360, desde o dia 24 setembro de 2018 que esta app para Android estará infetada com malware.

O pior de tudo? Através da Google Play Store, graças à função de atualização automática das apps, a MegaN64 ter-se-á atualizado automaticamente em milhões de terminais Android.

Com uma pontuação ponderada de 4,6 estrelas na Google Play Store, a app já tem perto de 1 milhão de avaliações. Entretanto, conta também com mais de 10 milhões de instalações em dispositivos Android.

É um dos mais populares emuladores para Android

Assim sendo, a MegaN64 é extremamente popular e, até há bem pouco tempo era sem dúvida um dos melhores emuladores. Agora, estará infetada com malware, caso este relato seja verídico.

A partir dessa fatídica atualização em setembro último que a MegaN64 tem causado um tráfego de dados exacerbado. O comportamento foi observado através da ligação por dados e por Wi-Fi.

De acordo com o seu relato, após ter reposto o contador de dados no seu Android, passados 10 minutos de ter ativado a ligação por dados já havia consumido 249MB.

O utilizador refere especificamente que não utilizava a MegaN64 há bastante tempo. Em seguida, após consulta do tráfego através da ligação Wi-Fi, descobriu que só esta app já tinha consumido 20,66GB.

O malware torna-se evidente pelo o consumo de dados e pop-ups

Foi aí que chegou à conclusão de que apenas poderia ser mais um caso de malware. Uma app outrora fantástica mas que havia sido infetada recentemente com malware.

Em seguida, esta mesma fonte refere que a MegaN64 está a provocar aberturas espontâneas do browser Google Chrome. Refere ainda que, apesar de provável, não observou este comportamento noutros navegadores.

Mais ainda, durante este spam no Google Chrome, o navegador abria sempre a página “livemobilesearch”. Em suma, passando a sofrer surtos de janelas pop-ups, sempre a encaminhar para o mesmo resultado.

A app MegaN64 continua disponível na Google Play Store

Por fim, o utilizador refere que já alertou a Google do sucedido e que não foi o único a fazê-lo. Todavia, a app continua disponível na Google Play Store, sendo os mais recentes comentários francamente positivos.

Pelo sim pelo não, até que toda a questão seja devidamente apurada, o melhor é não instalar esta app para Android. Aliás, se a tem instalada no seu dispositivo Android e notou algum comportamento estranho, remova-a já!

Entretanto, poderá também consultar o contador de utilização de dados e tráfego Wi-Fi. Isto para despistar qualquer comportamento suspeito. Para tal deve ir a Definições (através da gaveta de apps ou ecrã inicial). Em seguida carregue em Wi-Fi & e internet. Aí encontrará o menu de Utilização de dados onde poderá ver o contador detalhado.

|Fonte

Exit mobile version