Pplware

Mediatek Helio X30 será produzido num processo de 10nm

Embora sempre muito criticada, a Mediatek tem seguido o seu caminho e tem conseguido evoluir bem a sua gama de SoC, estando estes lentamente a aproximar-se do que a concorrência oferece.

Para atacar o ano de 2017, a marca chinesa está já a preparar o seu novo chip, o Mediatek Helio X30, que se sabe agora que será produzido num processo de 10nm.

O mercado dos SoC para smartphones é bastante competitivo, sendo actualmente liderado por marcas como a Apple, a Qualcomm e a Samsung.

Amada por muitos e detestada por outros tantos, a Mediatek tem vindo a fazer o seu caminho, reduzindo a distância para os seus concorrentes ano após ano, com os antigos problemas de desempenho e GPS a serem praticamente inexistentes desde o Helio X10.

Para 2017, a Mediatek pretende atacar em força o mercado e está já a preparar o novo Helio X30, um SoC composto por 10 cores, divididos por 2 Cortex-A73 a 2.8 GHz para tarefas mais pesadas, 4 Cortex-A53 a 2.2 GHz e 4 Cortex-A35 a 2 GHz para tarefas mais leves e menos exigentes. A acompanhar este processador estaria um GPU PowerVR de quatro núcleos. Este conjunto de características permite aos smartphones equipados com este SoC suportar até 8 GB de RAM e correr sem qualquer problema o Google Daydream VR.

A acompanhar o Helio X30, desenhado para ser o modelo de topo da Mediatek, deverá estar o X35, um processador pensado para os smartphones mais económicos, tendo surgido também alguns rumores que a marca chinesa estaria a preparar um novo SoC para a gama média alta.

Para a produção destes chips, a Mediatek irá aliar-se à TSMC para que seja possível construir este SoC num processo de 10nm, estando previsto que entre em fase de produção em massa entre o final de 2016 e o início de 2017.

Esta notícia chega paralelamente a outro rumor que avança com a possibilidade de uma parceria entre a Samsung e a Mediatek para a compra, por parte da empresa sul-coreana, de 10% da produção de SoC de gama baixa para equipar os modelos mais baixos da Samsung.

Exit mobile version