Pplware

Mediatek abandona processadores de gama alta por dois anos

A concorrência no mundo dos processadores para dispositivos móveis é cada vez maior quer em desempenho como em eficiência.

A Mediatek, que tem ficado para trás nesta batalha, anunciou agora que irá pausar durante um a dois anos o lançamento de novos processadores de gama alta.


Desde cedo que o mundo dos processadores móveis se tem centrado num pequeno número de marcas. A Huawei, a Samsung, a Qualcomm, a Mediatek e a Apple centram em si quase todo o mercado e a competição é cada vez mais feroz.

O desempenho destes SoC é cada vez maior e o seu processo de fabricação cada vez mais desenvolvido. O ano de 2017 foi palco para o lançamento dos processadores em 10 nm, o que oferece uma fiabilidade e eficiência nunca antes vista neste mercado.

Este ano o Apple A11 Bionic veio estabelecer um novo record de desempenho, no entanto os processadores para Android andam também no seu encalço. A Qualcomm introduziu este ano no mercado o Snapdragon 835, a Samsung o Exynos 8895, a Huawei o seu Kirin 970, centrado na inteligência artificial, e, por fim, a Mediatek com o Helio X30.

Dentro destes dispositivos, todos estão a ter uma grande aceitação do mercado, tirando o Helio X30 da Mediatek que pouco interesse gerou. Apenas a Meizu e a Elephone escolheram este processador para integrar dispositivos de gama alta, deixando o alerta geral na marca taiwanesa.

Olhando para o histórico desta marca, os seus processadores são conhecidos por ter um desempenho razoável a um preço baixo, tendo feito com que várias marcas adotassem os seus processadores. O Helio X10 foi um sucesso, tendo sido seguido por um X20 com uma boa aceitação, tendo terminado desastrosamente no novo Helio X30.

 

Mediatek irá suspender lançamentos dos Helio X por dois anos

Tomando consciência do problema que atravessam, a Mediatek irá deixar de lançar processadores de gama alta por um ou dois anos. Esta afirmação foi feita por Finbarr Moynihan, diretor geral de vendas internacionais da Mediatek, ao Gearburn, referindo-se ao futuro da linha Helio X.

Finbarr admitiu o insucesso do X30, referindo que as marcas têm lançado vários modelos de gama média, o que não não abona a favor do seu processador de topo, com as marcas a preferirem a gama P da Mediatek. Além disso, admitiu ainda que o processador e o Modem do Helio X30 poderiam não ir de encontro às necessidades globais que os smartphones hoje necessitam.

Embora os Mediatek Helio X não colhessem a preferência dos utilizadores em dispositivos de topo, a verdade é que este período de pausa irá diminuir a concorrência neste mercado. No entanto, e visto que a Mediatek estava a ficar para trás, pode ser que seja uma maneira de se reiventarem e voltarem ao mercado com uma nova aposta que possa rivalizar verdadeiramente com a sua concorrência.

Exit mobile version