Não são raros os problemas associados ao Siri e à sua capacidade de fornecer informações mesmo com o ecrã bloqueado. São por norma falhas que permitem inadvertidamente o acesso a funções do iOS.
Uma nova falha foi reportada por um utilizador do Reddit e permite controlar o acesso à ligação de dados móveis de qualquer iPhone, mesmo com este bloqueado.
Não se espera que o Siri aceite comandos no ecrã de bloqueio sem, pelo menos, confirmar o código do utilizador, garantindo assim a segurança mínima de que quem deu as ordens está autorizado a fazê-lo.
Uma falha, recentemente descoberta, mostra que afinal o Siri, mais uma vez, tem problemas e está a permitir que sejam desligados os dados móveis, bastando para isso dizer dados móveis (dados do celular).
O mais caricato é que, se derem a ordem para ligar os dados móveis ou para desligar os dados móveis, o Siri e o iOS requerem que o utilizador coloque o seu código de bloqueio, tal com seria esperado.
Dos testes efetuados, chegou-se à conclusão que este problema não é exclusivo da versão 10 do iOS, estando também presente em versões anteriores. É também provável que não se limite aos dados móveis, podendo ser explorada para o Bluetooth e outras funções.
A Apple não deverá ainda ter conhecimento desta falha, uma vez que a mesma está presente na mais recente versão de testes do iOS, a 10.3.3 beta. É também natural que muito em breve surja uma correção para este problema.
Tal como nos problemas anteriores, e até a Apple lançar uma correção para o problema, devem desativar a Siri e o acesso à central de controlo pelo ecrã de bloqueio.