Pplware

Terá sido erro? O Kernel do iOS 10 não está encriptado

No mesmo dia em que foi apresentado o iOS 10, a Apple disponibilizou para os programadores a primeira versão de testes, para que estes pudessem começar a experimentá-la.

Agora que está na rua e a ser avaliado por todos, foi-lhe descoberta uma particularidade. O kernel do iOS 10 está aberto, não tendo sido protegido e cifrado, como é normal acontecer.

Não existe qualquer informação sobre a razão para que a Apple tenha deixado o kernel da primeira versão beta do iOS 10 disponível para que todos o pudessem ver. Por norma este código está no iOS protegido e cifrado, impedindo que tenham acesso a ele.

Mas esta versão lançada tem essa particularidade e o kernel, o cérebro do sistema operativo, está disponível para que possa ser visto e o seu código analisado.

Esta falha, caso o seja, não é para já crítica, uma vez que esta é ainda apenas a primeira versão deste sistema operativo, mas pode abrir portas a que sejam identificadas falhas que mais tarde podem ser exploradas.

As razões para o kernel do iOS 10 estar aberto

Os especialistas de segurança que falaram sobre este tema não conseguem encontrar uma razão lógica para que o kernel tenha sido deixado em aberto, mas avançam com duas possibilidades. Ou foi uma falha monumental da Apple ou, por outro lado, pode ter sido intencional, para garantir que o código é avaliado.

Ao ser avaliado por outros especialistas, a Apple pode lucrar com a detecção de falhas e de pontos de ataque ao iOS, garantindo assim que possíveis erros possam ser corrigidos. Há ainda o reverso da medalha e ao estar acessível, essas mesmas falhas podem ser exploradas, comprometendo o iOS. Ainda na passada semana surgiu o primeiro jailbreak para esta versão, provavelmente fruto de uma avaliação do kernel.

O mais lógico para esta situação é a Apple ter decidido dar aos especialistas a possibilidade de terem um vislumbre do kernel do iOS, eliminado assim todos os rumores que existem da existência de backdoors e mostrando que o iOS é realmente seguro e possível de quebrar.

MIT Technology Review

Exit mobile version