Pplware

iOS 8.3 trouxe problemas de utilização do Touch ID dos iPhones

Lançado na passada quarta feira, a nova versão do iOS prometia trazer algumas novidades para os dispositivos da Apple. Eram pormenores e ajustes de pequenas funções que visavam melhorar a utilização deste sistema operativo.

Mas a verdade é que para alguns utilizadores, o iOS 8.3 veio trazer novos problemas, em locais onde não existiam. As queixa mais recorrente agora está associada ao Touch ID e à App Store.

As queixas relacionadas com este problema começaram a avolumar-se poucas horas depois do lançamento do iOS 8.3 e, mesmo estando para já resumida a um conjunto pequeno de utilizadores, o seu número não pára de crescer.

As descrições do problema, que foram relatadas pelos utilizadores afectados, dão conta de uma falha no Touch ID quando se tenta usar a loja de aplicações da Apple usando este mecanismo e autenticação.

Mesmo com a utilização do Touch ID é pedida ao utilizador a palavra passe da sua conta Apple, só permitindo assim que a compra ou instalação da app seja realizada.

Mesmo repetindo o processo o pedido de password é mantido, e reforçado a cada nova tentativa de compra, dando a entender que a autenticação via Touch ID não se realiza.

Estando a afectar principalmente os utilizadores do iPhone, onde foi detectado no iPhone 5S, 6 e 6 Plus, o problema manifesta-se também noutros equipamentos Apple, tendo sido relatada a presença também no iPad Air 2.

Para já não existe qualquer solução para contornar o problema e mesmo com a opção de autenticação via Touch ID na App Store o problema manifesta-se, sendo sempre pedida a password ao utilizador.

Não é dos problemas mais graves detectados no iOS em versões recentes, trazendo de volta uma situação que existia antes do lançamento do Touch ID no iPhone 5S, em que a autenticação na App Store, e noutros serviço e aplicações, era feita com o recurso à password.

É provável que nos próximos dias surja uma actualização a esta versão do iOS, esperando-se que mantenha a numeração usada nestas situações. Será por isso o iOS 8.3.1.

Também como é normal nestas situações, a Apple não emitiu qualquer comunicado e nem reconheceu o problema.

Exit mobile version