Pplware

O iOS 11 vai eliminar apps sempre que necessitar de espaço

Agora que o iOS 11 está nas mãos dos programadores, é hora de começarem a surgir as primeiras novidades que este sistema operativo vai ter, e que a Apple não apresentou.

Uma que agora surgiu está relacionada com a capacidade que o iOS 11 vai ter para gerir o espaço de armazenamento. Uma nova opção surgiu e permite que este remova apps que não são usadas.


O problema da gestão do espaço num smartphone sempre existiu. Agora que as marcas começaram a abandonar os modelos com limites muitos baixos, nomeadamente os 8 e os 16GB, a folga é maior, mas ainda assim existem problemas.

A Apple parece ter encontrado uma forma de resolver este problema no iPhone e no iPad, dando ao iOS a capacidade de gerir o espaço, removendo apps que não são usadas há algum tempo.

Para que não existam perdas de dados, todos os ficheiros de dados vão ser mantidos, garantindo que a qualquer altura a instalação da app possa trazê-la para o estado inicial, quando foi removida.

Claro que esta é uma situação opcional e dependerá do utilizador para a sua ativação. O mais provável é que seja usada por todos os que não querem estar a fazer uma gestão de espaço de armazenamento.

Outras áreas onde o iOS 11 vai poupar espaço

Para além desta nova funcionalidade, o iOS 11 terá outra onde será possível gerir o espaço. O iOS 11 irá fazer uma análise do espaço ocupado pelas mensagens e os seus anexos, propondo que sejam removidas, de forma individual, quer as mensagens quer os anexos.

Irá ainda propor aos utilizadores que sincronizem esses dados com o iCloud, removendo-os do dispositivo e libertando o espaço necessário.

Esta função de sincronização foi apresentada na WWDC como uma das novidades do iOS e do serviço de mensagens da Apple. A Apple consegue com esta funcionalidade, e para além de libertar espaço, garantir que as mensagens estão disponíveis em todos os dispositivos e sempre acessíveis.

Muitas mais novidades vão ser conhecidas nos próximos dias. É hora dos programadores olharem a fundo para o iOS e descobrirem estas pequenas funcionalidades que vão ser muito úteis a todos os utilizadores.

Leia também:

Exit mobile version