O Snapchat é um dos serviços de mensagens que mais garantias de segurança dá aos utilizadores. Para além de toda as medidas de proteção, garante que as imagens trocadas não podem ser guardadas ou captadas. Tem para isso um sistema de alertas que previne abusos.
Este sistema tinha funcionado bem até agora, mas, com a chegada do iOS 11 isto mudou. Vários utilizadores repostaram que conseguem captar imagens no Snapchat sem que este notifique os remetentes.
Apesar de ainda não existir uma causa identificada para esta falha que está a afetar o Snapchat, a maioria aponta para o novo modo de captura de ecrã do iOS 11 como sendo a causa.
Os relatos revelam que ao usar este novo sistema do iOS 11, o Snapchat não identifica que as imagens foram captadas e que assim não notifica quem as enviou, como seria esperado.
Outros utilizadores, que também testaram esta funcionalidade, relataram um comportamento diferente. As notificações acabam por ser enviadas, mas apenas ao fim de algum tempo, sem que se entenda a razão deste desfasamento. Muitos relatam ainda que, em muitas situações, os alertas estão a funcionar de forma perfeita.
A Snapchat está já ciente deste problema e estará já a trabalhar no sentido de garantir que o seu sistema de alertas de captação de imagens funcionar como esperado, não dependendo da forma como a Apple e o iOS capturam as imagens.
Uma nova atualização foi entretanto lançada e já existem notificações quando a captação de ecrã está a ser usada. O problema no entanto é que é necessário que ambos os utilizadores (remetente e recetor) tenham instalada a última versão.
Caso não seja possível reverter esta situação, a Snapchat ficará prejudicada pois deita por terra toda a sua base de segurança, que era a razão para a escolha por parte dos utilizadores.