O carregamento sem fios estreou-se este ano na Apple, concretamente nos iPhones 8, 8 Plus e X, mantendo a velocidade de carregamento igual à conseguida com o carregador de 1A fornecido com o smartphone.
Existe forma de carregar o iPhone mais rapidamente utilizando o carregador do iPad de 2,1A, tal como comprovámos na análise ao iPhone 8 Plus, e essa rapidez será também conseguida no carregamento sem fios, passando a aceitar um aumento de 50% na potência de carregamento no iOS 11.2.
O fabricante RAVPower, de acessórios para iPhone, revelou ao MacRumors que a versão 11.2 do iOS, atualmente já disponibilizada aos programadores na versão beta 3, permite um incremento de 50% na potência de carregamento, passando de 5W para 7,5W (ou de 1A para 1,5A, a 5V).
Recorrendo a carregadores que utilizam o standard Qi, de carregamento sem fios, os que têm uma potência máxima de 5W conseguem carregar o iPhone X de 46% a 60% em 30 minutos (14% de energia carregada). Já num carregador que oferece a potência máxima de 7,5W, como os Belkin vendidos pela Apple, é possível carregar de 46% a 66% nos mesmo 30 minutos, representando 20% de energia carregada.
O teste foi realizado num ambiente de utilização normal, com uma capa no iPhone X e com o modo de voo desligado.
Assim, com o suporte de carregamento sem fios de 7,5W, o carregamento será mais rápido que utilizando o carregador fornecido. Mesmo não suportando a potência máxima prevista no standard, que é de 15W, o incremento que chegará com o iOS 11.2 será bem recebido para quem já tem os referidos iPhones.
Para quem ainda não tem carregador sem fios, a Apple vende e recomenda os carregadores Mophie Wireless Charging Base e Belkin Boost Up Wireless Charging Pad, que suportam ambos a potência de 7,5W. Existem outros fabricantes de bases de carregamento sem fios, deve apenas ter em conta que suportam a potência de carregamento de 7,5W.
Como já referido, o iOS 11.2 está atualmente disponível apenas para os programadores, em public beta, e a versão final deverá chegar dentro de poucas semanas.